Londres: contentor transforma-se em quinta urbana aquapónica



Kate Hofman e Tom Webster, no Reino Unido, querem criar peixes num contentor de mercadorias e legumes numa estufa. À primeira vista, o projecto pode não parecer muito original, mas depois de um olhar mais atento percebemos que a ideia é ambiciosa.

O projecto chama-se GrowUp Box e combina um aquário e uma estufa, em posição vertical. É uma ideia que tenta aproveitar ao máximo a versatilidade inerente à aquaponia – sistema em que os resíduos dos peixes se tornam numa fonte alimentar para as plantas e em que as plantas fornecem um filtro natural para a água onde estão os peixes. Estabelece-se assim um ecossistema sustentável, onde todos os seres vivos prosperam.

O objectivo da GrowUp é demonstrar que realmente é possível, comercialmente viável e até melhor – tanto para as pessoas como para o planeta – cultivar alimentos em qualquer parte das cidades. Para isso, eles querem transformar um parque de estacionamento, no centro de Londres, numa quinta urbana sustentável.

A Box irá albergar tilápias em dois tanques no contentor e colunas verticais na estufa, na parte superior, responsáveis por maximizar a quantidade de legumes que podem crescer no espaço limitado.

A inauguração do projecto está prevista para o Chelsea Fringe Festival, em Maio de 2013. Estará acessível ao público, de modo a que qualquer pessoa possa perceber como é possível criar legumes fora do solo sem recurso a pesticidas, tal como peixes frescos de forma sustentável.

O cultivo de alimentos não é uma tarefa fácil, e nem todos os habitantes de Londres estão interessados em produzir a sua própria comida, mas isso não anula que seja necessário educar a população para a origem dos alimentos frescos e da forma como é possível produzi-los.

Pensando no crescimento das populações urbanas e na urgência de as cidades serem capazes de gerir os seus próprios recursos, os criadores do projecto acreditam que a agricultura urbana tem de estar na agenda como forma de enfrentar os desafios do futuro. “Nós não estamos apenas interessados ​​na agricultura urbana como uma moda – ela deve ser uma parte integrante do sistema alimentar”, defende Kate.

A GrowUp Box lançou uma campanha no Kickstarter, de modo a angariar ajuda para levar o projecto avante.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...