Londres: praça móvel revitaliza norte da cidade (com FOTOS)



Uma caixa de tijolos anexada a uma bicicleta e uma colecção de peças de mobiliário dobráveis recuperadas compõem a primeira praça móvel de Londres, que viaja por Cricklewood, uma pequena zona no norte da cidade.

Em parceria com os estúdios Kieren Jones e Studio Hato, a Spacemakers, agência de design cívico, traz esta instalação a público, numa tentativa de renovar o modesto município, que antes não tinha sequer um único banco público de jardim. A unidade móvel está então equipada com cadeiras e bancos, sinalização e até uma torre de relógio feita à mão, que faz referência à fábrica de relógios Smiths que existia na região.

A instalação inovadora vai circular pela zona de Londres entre 31 de Agosto e 28 de Setembro, ocupando áreas esquecidas e transformando-as em espaços públicos vibrantes. A praça móvel vai proporcionar um programa dinâmico de eventos – desde espectáculos de cães e campeonatos de xadrez a chás dançantes e debates. Muitos dos acontecimentos estarão relacionados com a história de Cricklewood, com exibições de filmes e o acesso a livros – devido aos antigos estúdios de cinema e à descendência literária que marcaram a cidade.

“A estrutura é, ao mesmo tempo, uma solução prática – um veículo para mover o kit para todo o lado – e uma loucura, proporcionando um cenário cívico e contribuindo para estruturar os espaços. Cricklewood tem uma comunidade próspera, mas não há espaço para esta comunidade existir. De certa forma, eu espero que esta solução lúdica possa ser o concelho que Cricklewood nunca teve”, disse a designer Kieren Jones.

A Design Boom explica que o Studio Hato foi o responsável pela criação da sinalização e dos elementos gráficos que compõem a instalação. Uma das soluções encontradas foi incluir a população local num workshop onde pôde usar stencils para criar os seus próprios sinais, contribuindo directamente para o projecto.

Os visitantes também interagem com o mobiliário disponível que foi feito, à medida, a partir de madeira reciclada e aço tubular. No todo, o projecto, além de socialmente interventivo, resulta como um conjunto de ideias de design funcionais que comunicam com o público.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...