Los Angeles vai proibir sacos de plástico. É uma medida histórica!



A cidade de Los Angeles votou ontem a proibição dos sacos de plástico, uma votação de 13 para 1 e que segue uma tendência de outras cidades norte-americanas. A medida explica que todas as lojas que distribuem actualmente sacos de plástico terão de os reduzir gradualmente até ao final do ano. Em 2013, a proibição total entra em funcionamento.

Segundo a imprensa norte-americana, esta votação tem como objectivo evitar que as lixeiras se tornem autênticos locais de depósito de plástico – mais de 2,7 mil milhões de sacos de plástico são colocados, anualmente, nos caixotes do lixo da Cidade dos Anjos. Outros, em casos extremos, podem ver-se todos os dias nas ruas e percursos aquáticos da cidade.

“Este dia demorou muito tempo a chegar. É uma votação histórica e que torna Los Angeles na maior cidade da nação em afastar um problema ambiental”, explicou o conselheiro Paul Koretz.

Na verdade, Los Angeles é a 48ª cidade da Califórnia a proibir os sacos de plástico. Nos últimos anos, São Francisco, São José ou Long Beach tomaram medidas idênticas.

“Este é um ponto de mudança”, explicou Koretz, que desconfia que as grandes áreas metropolitanas dos Estados Unidos seguirão a lei de LA. Era precisa encorajar as grandes cidades a pensarem no tema como estruturante – e fazível – e esse é o principal condão da medida agora anunciada. Uma medida histórica, sem dúvida.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...