Loures aprova moção do BE para salvar “pulmão verde” da Bobadela
A Assembleia Municipal de Loures aprovou hoje, por unanimidade, uma moção apresentada pelo Bloco de Esquerda para a defesa da mata e da várzea do Bairro da Petrogal, na Bobadela.
Em causa está em curso a demolição da área verde pertencente ao Bairro para construção de cerca de 90 habitações unifamiliares de luxo. Trata-se de uma
área central que no Plano Urbano dos anos 60, foi deixada liberta de construção, pelo
papel importante na drenagem natural do ar e da humidade de toda a área.
Na moção, o Grupo Parlamentar apela a que a mata e a várzea do Bairro da Petrogal sejam classificadas como “Paisagem Protegida”, de maneira a garantir a sua proteção e preservação, tal como a valorização do seu património biofísico, ecológico, estético, paisagístico, histórico e cultural. Além disso, pede ainda que o Governo desenvolva um plano de ação local para restauro ecológico do espaço.
O documento recomenda também que o Executivo interdite a realização de alterações à morfologia do solo e do coberto vegetal na área, bem como a execução de operações urbanísticas e a construção ou ampliação de edifícios, excetuando as ações de conservação, restauro, reparação ou limpeza.