Loures e Odivelas com ecopontos novos para uma separação de recicláveis mais eficaz
A Valorsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos nos 19 Municípios da zona de Lisboa e Região Oeste, que serve 1,6 milhões de habitantes, deu início, em parceria com os Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos dos Municípios de Loures e Odivelas (SIMAR), à implementação de um novo projeto-piloto de recolha seletiva de proximidade.
A primeira fase do projeto está neste momento a decorrer na Vila da Bobadela, concelho de Loures, através da renovação do parque dos ecopontos naquela localidade, com o objetivo de prestar um serviço mais próximo à população, promovendo e sensibilizando para a correta separação dos materiais recicláveis.
Durante as últimas semanas foram colocados 65 ecopontos novos na zona da Bobadela, para os três fluxos de embalagens: azul (papel/cartão), verde (vidro) e amarelo (plástico/metal). Os contentores de 1.100 litros existentes foram substituídos por novos, com capacidade até 2.500 litros, com aberturas mais acessíveis e sensores de enchimento, o que permite aumentar a capacidade de deposição de resíduos e uma gestão mais eficaz da sua recolha. Por outro lado, a introdução de circuitos georreferenciados e dinâmicos vai melhorar ainda mais a qualidade do serviço.
Campanha de sensibilização a decorrer esta semana
Como complemento à colocação de ecopontos novos, decorrerá durante esta semana uma campanha de sensibilização junto dos moradores e comerciantes da zona, com a entrega de material informativo e ecobags (disponíveis na Junta de Freguesias de Santa Iria da Azóia, São João da Talha e Bobadela, e limitados ao stock existente), promovendo e apelando à correta separação dos materiais recicláveis.
A 2ª e 3º fases do projeto decorrerão, ainda, este ano na União de Freguesias de Sacavém e Prior Velho e na Freguesia de Odivelas, respetivamente, com um reforço de contentorização nestas áreas de elevada densidade populacional e, desta forma, alcançar o objetivo de 180 habitantes por ecoponto e recolher 42 kg/habitante por ano.
Este investimento da Valorsul, em conjunto com os SIMAR, materializa o compromisso das duas entidades e dos municípios na aposta da recolha de proximidade e da sensibilização da população como fatores essenciais para alcançar as metas ambientais.