Lousada com “pista de gelo ecológica” para poupar energia no Natal
A animação de Natal em Lousada, no distrito do Porto, propõe-se poupar energia com uma “pista de gelo ecológica”, luzes 100% led e horários mais curtos da iluminação, disse ontem à Lusa a vereadora Maria do Céu Rocha.
Segundo a autarca, as medidas visam já estão em aplicação e dão o exemplo à população de que “é necessário poupar”.
A pista de gelo, instalada na avenida Senhor dos Aflitos, que é a grande novidade do programa deste ano, “tem zero consumos de água e eletricidade, mas faz o mesmo efeito que uma pista de gelo convencional”, explicou.
“Há pessoas que dizem que se sente o frio e tudo”, contou a autarca, considerando tratar-se de “de uma questão de mudança de mentalidades” os hábito de poupança de energia.
A utilização de tecnologia de baixo consumo e a redução do horário de funcionamento das luzes são, reforçou, “sinais de poupança” que o Município de Lousada implementou em várias artérias da localidade.
“A iluminação é cem por cento LED e o desligar das luzes será à meia-noite, mais cedo portanto que nos anos anteriores”, referiu, concluindo: “O que estamos a fazer diariamente é incutir responsabilidades à população, mas temos de dar o exemplo”.
As atividades da animação de Natal vão decorrer, no centro da vila, até ao início de janeiro, com momentos culturais, recreativos e desportivos, com as crianças no centro da atenção, como destacou a autarquia.