Lugar nas Estrelas é o primeiro a receber acreditação da Fundação Startlight



O alojamento rural Lugar nas Estrelas, situado em Peso, na Covilhã, é o primeiro em Portugal a receber a acreditação da Fundação Startlight. Esta distinção reconhece o seu empenho e propósito na Defesa do Céu Noturno e pelo Direito à Luz das Estrelas, como defende a Declaração de La Palma. O espaço pertence agora à rede de Alojamentos Starlight, que marca presença na Europa, na América e em África.

Situado junto à Serra da Estrela, um local privilegiado para a observação dos astros, o Lugar nas Estrelas tem vindo desde 2018 a apostar num crescente interesse pelo astroturismo. Os hóspedes ficam alojados em ambiente de montanha e têm acesso a meios de observação, através de atividades programadas ou autonomamente, com os telescópios disponibilizados em cada uma das suites.

A Fundação Startlight surgiu imediatamente após a assinatura da declaração conjunta, assinada a 20 de abril de 2007 pela Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (UNESCO), pela Organização Mundial de Turismo (UNWTO) e pela União Astronómica Internacional (IAU), entre outras organizações. Esta acreditação representa a comprovação dos requisitos científicos comprovados da qualidade de céu noturno e baixa poluição luminosa.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.