Luís Veiga Martins: “É urgente aumentar a reciclagem de vidro em Portugal”



Na segunda parte da entrevista exclusiva do Green Savers ao director-geral da Sociedade Ponto Verde, Luís Veiga Martins, o executivo admite que os portugueses têm hoje “uma maior consciencialização para todo o tipo de questões ambientais”, mas ainda é possível fazer “mais e melhor”.

O responsável revela ainda que é “urgente” aumentar a reciclagem de vidro em Portugal, sendo que, até final de 2011, a SPV deverá reciclar um mínimo de 60% da totalidade do vidro que lhe é declarado

Veiga Martins deixa também um conselho a outros sectores que estejam a tentar mudar comportamentos colectivos. “O consumidor é quem gera as necessidades e dita as tendências. Acreditamos que o mesmo trabalho de sensibilização tem de ser feito noutras áreas”.

Recorde também a primeira parte da nossa entrevista.

Costumamos ouvir que Portugal – e os portugueses – reagem lentamente a mudanças de comportamento colectivas. Mas o caso da reciclagem veio demonstrar que é possível fazê-lo no curto, médio prazo. Que conselhos daria a quem tenta mudar comportamentos ao nível da mobilidade sustentável (transportes públicos) ou da redução da pegada carbónica, temas que estão tanto na moda?

Nota-se nos portugueses uma maior consciencialização para todo o tipo de questões ambientais, em grande parte motivada pela problemática das alterações climáticas. Apesar da evolução positiva que temos vindo a registar anualmente em termos da retoma de resíduos de embalagens, sabemos que é possível fazer mais e melhor. O consumidor é quem gera as necessidades e dita as tendências. Acreditamos que o mesmo trabalho de sensibilização tem de ser feito noutras áreas também.

A SPV tem 14 anos. Que acção, medida ou desenvolvimento poderemos considerar como fundamental na história da empresa?

Ao longo dos seus já 14 anos de actividade, a Sociedade Ponto Verde tem conseguido alcançar e ultrapassar todos os objectivos a que se propõe. Um dos marcos principais do nosso trajecto, até agora, foi o cumprimento das metas de reciclagem em 2005. Não só atingimos os valores definidos (25% na totalidade dos materiais), como os ultrapassámos (39% na totalidade dos materiais). Tal sucesso levou a que o Governo português reiterasse a confiança nesta entidade, tendo sido concedida uma nova licença, onde, já para 2011, são definidos objectivos ambiciosos de metas de reciclagem: 55% do total das embalagens geridas pela SPV.

E qual a expectativa para o cumprimento das metas do próximo ano?

Em 2010 fechámos o ano já acima dos 55%, isto é, 59%. Isto quer dizer que, em termos de taxa de reciclagem, cumprimos a meta um ano antes. Ao nível dos materiais, o vidro é aquele que se encontra mais longe das metas previstas. Até final de 2011, a SPV deverá reciclar um mínimo de 60% da totalidade do vidro que lhe é declarado. No final de 2010, esta percentagem era de 45% (cerca de 192.000 toneladas), o que é bem elucidativo de que é urgente aumentar a reciclagem de vidro em Portugal.

O que está a ser feito para contrariar esta tendência?

Uma das nossas apostas tem sido o reforço da comunicação para este material. Com efeito, foi reposto, em televisão e no cinema, o anúncio que mostra como as embalagens podem ganhar uma nova vida quando são depositadas no ecoponto. Mas não ficámos por aqui. Tivemos uma campanha direccionada para os estabelecimentos de hotelaria e restauração, conhecidos como canal Horeca. Neste âmbito, a Sociedade Ponto Verde andou de Norte a Sul do País a premiar os estabelecimentos que fossem apanhados a reciclar. Estimamos que a equipa dos “Apanhados no ecoponto” tenha chegado a cerca de 400 estabelecimentos no terreno.

Criámos também uma campanha específica para os consumidores domésticos, que decorreu entre 6 de Outubro e 10 de Novembro, nos supermercados Pingo Doce. A campanha pretendeu recordar às pessoas que cada vez que depositamos uma embalagem usada no ecoponto, como um boião de geleia ou uma garrafa de cerveja, recebemos em troca, através da sua reciclagem, novos produtos que poderão ser utilizados para outros fins.

A separação e colocação no ecoponto das embalagens usadas por parte dos portugueses, além de contribuir para a preservação do planeta, pode ter ainda outros méritos, como demonstra o projecto “Reciclar é Dar e Receber”. Em que consistiu?

Este foi um projecto de responsabilidade social e ambiental desenvolvido pela Sociedade Ponto Verde, em parceria com a Entrajuda, entre Abril e Setembro. Por cada tonelada separada pelos portugueses naquele período, a Sociedade Ponto Verde comprometeu-se a contribuir com 0,25€ com vista à aquisição de material escolar.

Conseguimos dar 2.000 kits escolares a crianças do 1º ciclo. As crianças, pertencentes a famílias carenciadas, foram identificadas por 75 instituições, de todo o País, que trabalham diariamente com o Banco de Bens Doados. Ao longo dos últimos sete anos as crianças têm ajudado a passar a mensagem da Sociedade Ponto Verde, pelo que esta foi uma forma de as premiar.





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