Maçã: com ou sem casca, crua ou cozida. 9 razões para comer esta fruta todos os dias

Certamente já ouviu a antiga expressão inglesa “uma maçã por dia mantém o médico afastado”. O original datado de 1866 e era: “Coma uma maçã ao deitar, e evitará que o médico ganhe dinheiro”. A ciência parece apoiar esta ideia.

Desde novas pesquisas médicas até conselhos de bom senso, aqui estão várias razões para comer uma maçã nutritiva todos os dias.

1. Maçãs contêm um composto anti-envelhecimento.

Parte de como envelhecemos é incontrolável – está nos nossos genes. Mas um pouco da rapidez com que envelhecemos – e da maneira saudável com que o fazemos – está sob o nosso controlo. Os cientistas estão sempre à procura de maneiras de retardar o envelhecimento, independentemente do nosso destino genético. Num estudo publicado na EBioMedicine pela Lancet, analisaram quais flavonóides (compostos naturais de frutas e legumes) tinham as propriedades mais antioxidantes e anti-inflamatórias.

Os cientistas descobriram que a fisetina, encontrada em maçãs, morangos, pepinos e cebolas, teve os efeitos mais fortes. “A administração de fisetina a camundongos do tipo selvagem no final da vida prolongou a media e a vida útil máxima”, escreveram os investigadores. Os testes também foram realizados no tecido adiposo humano para verificar se os resultados eram iguais, e foram.

“Estes resultados sugerem que podemos prolongar o período da saúde, denominado “healthspan”, até o final da vida”, disse o médico Paul D. Robbins, da Universidade de Minnesota, ao Medical News Today.

2. Estas frutas são embaladas com fibra solúvel.

Uma dieta rica em fibras é importante para a saúde digestiva e para manter o colesterol baixo. Também foi demonstrado que a fibra reduz o risco de doenças como doenças cardíacas, diabetes, obesidade e diverticulite. De acordo com a Clínica Mayo, uma maçã com casca tem cerca de 4,4 gramas de fibra solúvel, o que, dependendo da sua idade, representa cerca de 15% da ingestão diária recomendada.

3. Podem diminuir o risco de asma.
Um estudo na Austrália com 1.600 pessoas e outro no Reino Unido com 1.500 pessoas constatou que as maçãs aumentavam a saúde pulmonar em geral e reduziam o risco de asma, de acordo com um estudo publicado no Nutrition Journal. Os investigadores descobriram que as pessoas que comiam cinco maçãs por semana viram um maior aumento na saúde respiratória.

4. Maçãs são excelentes para matar a sede.
Sabia que as maçãs são 86% de água? Se estiver à procura de maneiras de se manter hidratado durante o dia, coloque uma maçã na sua mala para um tratamento refrescante.

5. O vinagre de maçã é incrível.
Ao longo da história, o vinagre de maçã tem sido usado como um remédio natural para tudo, desde calmantes, a solução para dores de garganta, aliviando o refluxo ácido e eliminando os soluços.

6. Maçãs podem ajudar na perda de peso.
As maçãs são uma fruta, não têm ingredientes artificiais ou gordurosos e, como mencionado anteriormente, são ricas em fibras e água. Portanto, é senso comum que comer maçãs em vez de, digamos, um saco de batatas fritas ou uma barra de chocolate é uma decisão nutricional mais inteligente que levará a menos ganho de peso. Um estudo publicado na revista Nutrition descobriu que as mulheres que comem três maçãs por dia têm maior probabilidade de perder peso do que mulheres que não comem.

7. Têm muito poucas calorias.
Dependendo do tamanho da sua maçã, ela provavelmente tem cerca de 90 calorias. Este é outro ponto em apoio à reivindicação acima sobre perda de peso.

8. Uma infinidade de vitaminas e minerais.
As maçãs têm cerca de 14% da ingestão diária recomendada de vitamina C e 5% da quantidade recomendada de vitamina B6. Têm 2% das suas necessidades diárias de vitamina A, cálcio e ferro. E com 195 miligramas de potássio, uma maçã tem 6% das suas necessidades diárias de potássio.

9. São deliciosas e versáteis!
Faça molho de maçã, manteiga ou geleia de maçã. Cozinhe uma torta ou um bolo. Prove maçãs de cores diferentes, de vermelho a verde e amarelo. Incorpore maçãs nas receitas de frango ou porco ou adicione maçãs picadas ao recheio. Ou apenas coma a fruta como está na sua forma perfeita e natural.

Não importa como escolhe comer uma maçã. Mas, de preferêmcia deixe a pele – é onde está a maioria dos nutrientes.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...