Macaco dado como extinto redescoberto em selva da Indonésia
Uma espécie de macaco que era dada como extinta – e conhecida como Miller’s Grizzled Langur – foi redescoberta na floresta de Wehea, na Indonésia,noticia a imprensa internacional esta manhã.
Esta espécie de macaco é tão rara que os cientistas apenas a conheciam através de desenhos. Agora, o macaco foi “apanhado” por câmaras colocadas nesta floresta.
“Estamos muito emocionados. Por este macaco ainda existir e por estar aqui, em Wehea”, explicou Brent Loken, um dos cientistas que colocou as câmaras na floresta.
Na verdade, as câmaras tinham sido colocadas para capturar imagens de leopardos, orangotangos e outras espécies.
Quando as primeiras imagens foram recolhidas, os cientistas encontraram um grupo de macacos nunca antes vistos. Depois de algumas dúvidas iniciais, os cientistas conseguiram confirmar que se tratava de uma espécie dada como extinta.
“Para mim, esta descoberta é representativa da quantidade de espécies que existem na Indonésia”, explicou Loken. “Há tantos animais dos quais sabemos tão pouco e cujos paradeiros estão a desaparecer tão rapidamente… parece-me que muitos destes animais estão a caminhar para a extinção”.
O próximo passo será voltar à floresta de 38 mil hectares e tentar perceber quantos destes animais existem. Apesar de terem sido vistos 4.000 macacos nos últimos dois meses, é provável que sejam apenas uma ou duas famílias a voltarem ao mesmo local.