Mação prepara-se para a chegada da vespa asiática



A vespa velutina, também conhecida por vespa asiática, é uma espécie de vespa nativa do sudeste asiático não indígena, predadora da abelha europeia. Foi detetada o seu aparecimento pela primeira vez no norte de Portugal, em 2011, mas com o passar dos anos, a espécie tem vindo a deslocar-se para a região do Centro.

Em Mação, o Serviço de Proteção Civil já começou a colocar novas armadilhas para combater a presença da vespa velutina nigrithorax no Concelho. No total foram implementadas 400 armadilhas, nos locais envolventes aos identificados no ano de 2019. No ano passado foram eliminados 62 ninhos, mais 47 que em 2018. 

Na primavera a vespa velutina constrói os ninhos em lugares altos e isolados, são arredondados e podem chegar a um metro de altura, acolhendo entre 2000 a 13 mil vespas. O pico máximo de atividade é no verão. 

O ICNF identifica que a presença da espécie tem danos prejudiciais tanto na apicultura, pois é carnívora e predadora das abelhas, como na segurança pública, porque reage de forma agressiva ao sentir os seus ninhos ameaçados.

O objetivo da iniciativa da Câmara Municipal de Mação e da Melbandos (Cooperativa de Apicultores do Concelho de Mação) é prevenir e combater o desenvolvimento destes ninhos, tal como da própria espécie, defendendo a saúde pública em simultâneo. 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...