Madrid: carros a gasóleo vão pagar mais pelo estacionamento

Os carros a gasóleo de Madrid irão em breve pagar mais pelo estacionamento que os seus irmãos a gasolina, de acordo com o Guardian. A culpa é dos novos parquímetros inteligentes que a capital espanhola se prepara para instalar, que adicionarão uma taxa para os carros que poluem mais.

A iniciativa arranca a 1 de Julho e utilizará uma tabela de preços altamente complexa, ditada pelo tipo de motor e ano de construção do veículo. Os híbridos pagarão menos 20% que a média dos veículos, por exemplo. Um carro a gasóleo fabricado em 2001 pagará mais 20%, enquanto os carros eléctricos poderão estacionar gratuitamente.

Os autarcas de Madrid esperam que a nova tabela de preços ajude a resolver o problema da poluição – a cidade está constantemente a quebrar os níveis de qualidade de ar exigidos pela União Europeia, excedendo os limites de dióxido de nitrogénio. Esta é uma das medidas utilizadas para desencorajar a utilização de carro no centro da cidade.

O preço dos parquímetros irá também variar consoante a rua – um sistema que já existe em Lisboa, de resto. As ruas com mais lugares de estacionamento disponíveis vão custar menos, as outras serão 20% mais caras. Em algumas ruas, o preço do estacionamento chegará aos €3,29 por hora.

Segundo o Guardian, um em cada quatro madridistas irá pagar substancialmente mais por um lugar de estacionamento. Um motivo para desencorajar os cerca de um milhão de condutores de Madrid a levar o seu veículo para as ruas mais movimentadas da cidade, ajudando a reduzir os níveis de poluição.

Foto:  DavidHT / Creative Commons

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php