Madrid fechou o centro a carros poluentes



Os oficiais Madrilenos dizem-se surpreendidos com a eficácia da medida. A proibição de carros a combustível fóssil no centro ainda não tem multas associadas por estar na fase de implementação, pelo que não estavam à espera desta redução substancial no trânsito. Mas foi o que aconteceu esta sexta-feira em Madrid, onde foi ativada a medida Madrid Central, que proíbe do centro a circulação de carros poluentes, com mais de 18 anos, numa tentativa de limpar o ar e diminuir a quantidade de CO2 produzida pela cidade.

Com a implementação da medida Madrid Central, a capital espanhola torna-se numa pioneira a nível Europeu. A exclusão de carros poluentes cobre 472 hectares do centro da cidade e proíbe todos os veículos a gasolina registados antes do ano 2000 e os a gasóleo registados antes de 2006. O objetivo é diminuir os níveis de dióxido de nitrogénio em 23% até 2020 e colocar as pessoas, não os carros, em primeiro lugar.

Apesar de haver outras cidades europeias com medidas semelhantes para os anos que se avizinham, Madrid parece ser a mais exigente, com apenas os carros que produzam zero emissões a poder movimentar-se sem restrições no centro.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...