Madrid: tourada cancelada pela primeira vez em 35 anos
As touradas são uma tradição controversa tanto em Espanha como em Portugal. Se de um lado da balança estão os defensores dos animais, do outro estão os defensores desta tradição secular ibérica.
Contudo, na tourada do Festival de San Isidro deste ano, em Madrid, os touros levaram a melhor sobre os toureiros, o que levou ao encerramento prematuro das festividades tauromáquicas. Pela primeira vez em três décadas, as touradas na Plaza de Las Ventas foram canceladas depois de os touros enviarem todos os toureiros para o hospital.
O veterano David Mora foi o primeiro a entrar na praça e também o primeiro a ir parar ao hospital, depois de o touro que enfrentava o atirar ao ar e lhe provocar cortes profundos nas pernas e braços. Depois de Mora foi a vez de António Nazaré brindar o público com algumas habilidades tauromáquicas. Contudo, tal como Mora, a exibição de Nazaré não acabou da melhor forma. O animal enganchou o toureiro na perna e foi necessário recorrer à assistência médica.
O terceiro e último toureiro a pisar a Plaza de las Ventas foi Jiménez Fortes, que entrou na praça a empunhar uma espada. No entanto, a espada de pouco lhe valeu, já que também foi enganchado por um touro e necessitou de ser transportado para o hospital. Depois da derrota de Fortes, a organização comunicou o cancelamento das festividades, a primeira vez desde 1979, refere o Dodo.
Apesar da vitória dos animais, o destino mais provável dos touros terá sido o matadouro. Tal como em Portugal, em Espanha as touradas são permitidas, tendo sido declaradas uma herança cultural nacional.
Foto: jorge.correa / Creative Commons