Magnata dos aspiradores vai ajudar a sugar plástico dos rios (com FOTOS)



Sir James Dyson, designer industrial e inventor do aspirador Dual Cyclone – que trabalha com o princípio da separação ciclónica – desenhou um equipamento que permite sugar o plástico existente nos rios, evitando que ele chegue ao oceano.

O equipamento, que ainda não foi construído, chama-se M. V. Recyclone e, de acordo com o Fasct Co-Exist, partilha a  tecnologia que dos aspiradores Dyson. Aqui, porém, grandes redes agarram o plástico que flutua nos rios. Um sistema de sucção retira-os para dentro do barco, onde é separado e enviado para reciclagem.

“Ao encontrar uma corrente muito concentrada de plástico, nos rios poluídos, o M. V. Recyclone pode acabar com uma grande fonte de poluição antes de ela chegar ao mar”, explicou Dyson.

O designer anunciou a sua ideia à revista Time, mas o M. V. Recyclone ainda está longe de ser uma realidade. Dyson trabalhou em 5.127 protótipos, durante cinco anos, para lançar o seu primeiro aspirador. Assim, é de esperar que o primeiro protótipo ainda demore alguns anos até que chegue ao mercado.

“O conceito é a parte fácil. Depois temos de criar um protótipo, testá-lo e refiná-lo. Esta é a parte difícil”, explicou Dylan.

O lixo plástico no Oceano Pacífico piorou 100 vezes nas últimas quatro décadas, explica o Grist. Se sir James Dyson, com os seus 67 anos, ajudasse a criar um barco limpa rios, seria uma inestimada ajuda para tentar acabar com um dos piores problemas ambientais do mundo.

[nggallery id=438 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...