Maiambiente e Cooperativa Agrícola da Maia assumem compromisso para a gestão de plásticos agrícolas
A Maiambiente – Entidade Gestora de Resíduos do Município da Maia, e a Cooperativa Agrícola da Maia, assinaram um protocolo de cooperação para a gestão de plásticos agrícolas. Este compromisso tem como propósito melhorar a gestão ambiental deste tipo de resíduos, que são produzidos em larga escala, disponibilizando-lhes um espaço de recolha seletiva nos Ecocentros do Município da Maia.
Assim, a Maiambiente compromete-se a disponibilizar um equipamento para a receção, deposição e acondicionamento dos resíduos de plásticos agrícolas nos Ecocentros, definir tipologias de resíduos admissíveis e encaminhar os resíduos para um operador de gestão de resíduos licenciado. Em paralelo, a Cooperativa Agrícola da Maia compromete-se a sensibilizar os seus associados, nomeadamente quanto às tipologias de resíduos de plástico agrícola admissíveis, bem como as respetivas condições para a entrega no local disponibilizado.
Paulo Ramalho, Presidente do Conselho de Administração da Maiambiente, reforça que a missão da empresa passa pelo esforço coletivo de “encontrar soluções para aquilo que são os problemas que vão surgindo no território relacionados com a gestão de resíduos”. “O nosso foco são, essencialmente, os resíduos sólidos urbanos, mas não significa que não damos resposta a soluções concretas que fogem daquilo que é a nossa missão principal. Sendo este um desses casos, vamos, naturalmente, encará-lo como um novo desafio e procurar concretizar a resolução de mais este problema. No caso concreto, em parceria com a Cooperativa Agrícola da Maia”.
De momento, será disponibilizado um espaço no Ecocentro de Folgosa, mas prevê-se que no futuro seja possível também fazer esta deposição no Ecocentro de Moreira.
António Fernando Moreira Lopes, Presidente do Conselho de Administração da Cooperativa Agrícola da Maia, acredita que esta resolução vai beneficiar os produtores, “que vão deixar de estar com os resíduos de plásticos amontoados, que muitas vezes são enterrados ou queimados, e vão passar a ter um ponto definido para a entrega.”
A cerimónia protocolar contou também com a presença da Vereadora da Câmara Municipal da Maia e membro do Conselho de Administração da Maiambiente, Marta Peneda, do Administrador-Delegado da Lipor e membro do Conselho de Administração da Maiambiente, Fernando Leite, do Diretor Geral da Maiambiente, Carlos Mendes, e do Vice Presidente da Cooperativa, José António Maia de Sousa Dias.
Os responsáveis pretendem ainda organizar uma palestra para esclarecimento de eventuais questões que possam surgir por parte dos produtores, como por exemplo, quanto às tipologias de resíduos de plásticos agrícolas admissíveis.