Maior aterro do mundo tem 7 milhões de pneus e é visível do espaço



Em média, o pneu de um carro percorre 32 mil quilómetros antes de chegar ao seu fim de vida. Muitos destes pneus vão para ao Kuwait, seguindo depois para o aterro que pode ver nas imagens abaixo – o maior do mundo para pneus. Na região de Sulaibiya, todos os anos são escavados buracos gigantescos no solo arenoso. Aí, são depositados os pneus velhos – e já existem mais de sete milhões.

A extensão de borracha é tão grande que os recuos consideráveis na terra já são visíveis a partir do espaço. Os pneus são provenientes dos Estados Unidos, mas também de outros países que pagam para se verem livres dos resíduos.

Este tipo de prática é ilegal na Europa – desde 2006 que a UE proíbe o despejo de pneus em aterros, tornando reciclável cerca de 480 mil toneladas de borracha por ano. Na Grã-Bretanha todos os pneus de carros e camiões devem mesmo ser recuperados, reciclados e reutilizados.

Os materiais dos pneus reciclados podem ser usados para uma variedade de fins, como parques infantis, pistas de corrida, campos desportivos artificiais, combustível para fornos de cimento, pavimentos, entre outros.

Podem também ser usados na construção de estruturas resistentes a inundações e, se os resíduos de borracha estiverem em bom estado, na construção de estradas. Os especialistas afirmam que as estradas de borracha requerem menos manutenção e ainda permitem drenagem – para além da poupança de dinheiro.

Nos EUA foram construídas estradas de borracha na década de 1960, existindo hoje mais de 32 mil quilómetros de estrada feitas de pneus reciclados. As estradas de borracha também são muito populares na China, no Brasil, em Espanha e na Alemanha. A técnica reduz ainda o ruído do tráfego em cerca de 25%.





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