Maior ciclovia aérea do mundo inaugurada na China

maior ciclovia aérea do mundo inaugrada na China

Com 7,6 km, 11 saídas e acessos a estações de metro e autocarros, a maior ciclovia área do mundo está a funcionar desde Janeiro na região de Xiamen, na China.

O projecto que agora ganhou vida foi criado há quase uma década por um grupo de alunos participantes no Concurso Anual de Ciência e Tecnologia da Juventude de Xiamen. Oito anos depois, a ideia passou do papel para a realidade, com esta ciclovia a ser já vista como uma opção viável ao trânsito caótico da região.

Num país mergulhado em elevados níveis de poluição, este projecto é uma luz ao fundo do túnel para a implementação e maior utilização de meios de transporte mais sustentáveis e amigos do ambiente.

Ao longo de cerca de oito quilómetros, esta ciclovia avança lado a lado das vias rápidas que ligam a cidade e do inovador sistema de BRT (Bus Rapid Transit). Ao longo de todo o percurso há ainda onze saídas com acesso directo a estações de metro e de autocarros.

Neste percurso agora inaugurado podem circular até duas mil bicicletas por hora, com todas as medidas de segurança asseguradas por tecnologia de ponta. Uma vez atingida a capacidade máxima de utilizadores, os portões que dão acesso à ciclovia fecham automaticamente, garantindo-se assim a segurança de quem ali passa.

Os moradores parecem bastante satisfeitos com a nova infra-estrutura da cidade, dizendo à imprensa local que “é bom andar de bicicleta debaixo do céu azul ao sol” e chegando à conclusão que agora levam o mesmo tempo para o trabalho quer seja de carro ou de bicicleta.

Fotos: news.cn

Deixar uma resposta

Patrocinadores