Maior estação de comboios do mundo terá telhado ecológico
Com inauguração prevista para 2016, a estação ferroviária subterrânea será a maior do mundo e, paralelamente, poderá orgulhar-se de ser uma das mais sustentáveis. É que a infra-estrutura, que vai ligar Hong Kong a Pequim, na China, terá um gigantesco telhado verde, uma cobertura ecológica que ajudará a manter as temperaturas interiores agradáveis.
A estrutura foi desenhada pelo Aedas, escritório internacional de arquitectura, e será o ponto de partida e chegada de uma linha com 3.825 quilómetros. Denominada Express Rail Link West Kowloon, a estação terá janelas em todos os níveis da fachada, que asseguram a entrada contínua de luz natural no edifício. Assim, os gastos com energia para iluminação artificial serão reduzidos.
Projectado para ocupar 430 mil metros quadrados, com 15 linhas férreas para comboios que atingem velocidades de até 200 km/h, o terminal também terá amplas áreas cercadas de árvores para utilização livre dos passageiros e população local. Estas áreas receberão ainda actividades culturais.
A estação deverá receber quase cem mil pessoas por dia.