Maior gruta do mundo já recebe visitas turísticas (com FOTOS)

A maior gruta do mundo

Até há poucos anos não se sabia da existência da maior caverna do mundo – mais de 8,9 km e quase 150 metros de altura em algumas partes. A formação alberga todo um ecossistema: desde novas espécies de plantas, campos de algas, pérolas e um rio que se esconde dos olhos humanos nas profundezas do subsolo.

Agora, os turistas já podem visitar e explorar a gruta, considerada como uma das mais bonitas do mundo pela BBC. A caverna, chamada Son Doong, que significa caverna do rio da montanha, fica localizada na província de Quang Binh, no Vietname, refere o Inhabitat. Son Doong foi descoberta por um agricultor em 1991, mas o homem acabou por não a conhecer porque a entrada que encontrou tinha uma queda extrema.

A gruta ficou por explorar até 2009, quando um grupo de exploradores britânicos fez a primeira incursão. O tecto da caverna ruiu em alguns pontos e permite a passagem de luz natural, criando manchas ocultas de floresta tropical. Em alguns pontos, a gruta é tão larga e alta que seria possível construir uma pequena cidade no interior.

Desde a descoberta da gruta que poucas pessoas foram autorizadas a lá entrar. Contudo, uma empresa turística, a Oxalis Adventure Tours, conseguiu agora uma autorização para organizar expedições turísticas, que deverão começar no próximo ano. No entanto, apenas foram emitidas 220 autorizações, pelo que as visitas vão ser limitadas, e cada visita vai custar cerca de €2.100.

Deixar uma resposta

Patrocinadores

css.php