Maior projecto eólico de sempre em Portugal concluído já em 2012



O arranque do maior projecto eólico de sempre em Portugal foi antecipado para 2012, explicou hoje ao Diário Económico o presidente executivo da Eólicas de Portugal (Eneop), Aníbal Fernandes.

O projecto, que inclui um conjunto de 48 parques e está avaliado em 1,7 mil milhões de euros, tem como pano de fundo uma parceria entre a EDP Renováveis, a Finerge, a Generg, a TP (parceria entre a Sonae e a Endesa) e a alemã Enercom.

“Antecipámos alguns prazos e vamos conseguir chegar aos 500 megawatts (MW) no final do ano. O que quer dizer que, se mantivermos este ritmo, em 2012 temos tudo pronto, ou seja, um ano antes do acordado com o Governo”, disse Aníbal Fernandes.

Assim, estão já instalados, em funcionamento e a vender energia à rede mais de 15 parques que produzem 400 MW, o que representa uma produção de 600 mil megawatt/hora (MEh) no último ano e meio. Com isto, a promotora facturou já 40 milhões de euros.

Em relação à parte industrial do concurso, foram também instaladas sete novas fábricas de aerogeradores (o que inclui a produção da torre, do gerador e das pás para as eólicas) e ampliadas outras 12. O investimento ascendeu aos 220 milhões de euros.

Este projecto inclui, para além da construção dos parques eólicos, a criação do maior cluster industrial do país. O concurso foi lançado pelo Governo em 2006.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...