Maior reserva natural feita pelo Homem está a nascer no sudeste britânico

O pântano Jubilee, que está a nascer na ilha de Wallasea, perto Southend, é a maior reserva natural da Europa feita com mão humana. O projecto está a ser criado a partir da terra que é retirada do subsolo de Londres, na sequência das obras de expansão da rede do metropolitano, e será em breve casa de milhares de aves migratórias.

Segundo a RSPB (Royal Society for the Protection of Birds), a reserva recria uma paisagem antiga que desapareceu há mais de 400 anos. Com 170 hectares de novos habitats, o pântano foi criado a partir de três milhões de toneladas de terra – os primeiros materiais, areia, argila e cascalho, chegaram em 2012, de barco.

“Estamos a recriar habitats costeiros para as aves pernaltas e aves selvagens que eram expectáveis ver na costa do Essex. Coisas como gansos e patos e várias outras áreas de zonas húmidas”, revelou à ITV Chris Tyas, gestor do projecto. “Temos um projecto para uma lagoa feita especificamente para os colhereiros e estamos a criar habitats para os pernilongos que só agora estão a colonizar o Reino Unido”.

A 11 de Julho, o paredão foi violado, permitindo a inundação controlada do local. Foi a primeira vez em quatro séculos que a água salgada chegou a terra.

Faltam mais de sete milhões de toneladas de terra para completar o projecto mas, com os novos túneis londrinos completos, ela virá de um novo parceiro. Segundo a RSPB, o local abrigará mais de 50.000 aves migratórias, quando terminado.

[nggallery id=2227 template=greensavers]

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...