Mais de 500 postos Cepsa já contam com painéis solares instalados pela Redexis
A Cepsa dispõe de mais de 500 postos com painéis fotovoltaicos que abastecem estes espaços com energia renovável. Trata-se de um projeto desenvolvido em conjunto com a Redexis, responsável pela instalação, desenvolvimento e manutenção desses painéis. Deste modo, as duas empresas avançam de “forma significativa para a criação da primeira rede global de energia fotovoltaica em postos de abastecimento na Europa”, sublinham em comunicado.
Segundo a mesma fonte, os postos da Cepsa contam já com 12.000 painéis fotovoltaicos de alta tecnologia, com uma capacidade de produção de 10.000 MWh/ano, o equivalente ao consumo energético anual de 4.000 vivendas. A instalação desses painéis “evita a emissão anual de 3.500 toneladas de CO2, o que equivale à plantação de 1.700 árvores, contribuindo assim para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 7 (energia acessível e limpa) e 13 (ação climática)”.
Estes painéis abastecem os postos da Cepsa durante o dia, enquanto o excedente é dirigido para a rede de distribuição, “otimizando assim a eficiência energética global das instalações e permitindo que 100% da rede de postos consuma eletricidade de origem renovável”, acrescenta.
A aposta nesta transformação de postos de abastecimento “enquadra-se na estratégia ‘Positive Motion’ 2030 da Cepsa, através da qual a companhia ambiciona ser uma referência na transição energética, trabalhando para se tornar líder na mobilidade e energia sustentáveis no mercado ibérico, durante esta década”.
Além da instalação de painéis fotovoltaicos, a Cepsa “está a transformar em espaços de multimobilidade os seus mais de 1.800 postos de abastecimento, localizados em locais estratégicos, tanto em áreas urbanas como nos principais corredores e entroncamentos de transportes”. Estes espaços, que estão a ser digitalizados, “vão oferecer uma grande variedade de serviços de ultraconveniência e restauração, bem como diferentes soluções energéticas”, salienta o comunicado.
Já a Redexis anunciou em 2022 o seu plano estratégico ‘Energía26’, que prevê um investimento superior a 1.000 milhões de euros em cinco anos (22-26), que se centra em reforçar a implementação de infraestruturas sustentáveis e de transição energética, bem como em apoiar a transformação do setor em termos de sustentabilidade e eficiência.
Em relação à eficiência energética, que inclui o autoconsumo solar, a Redexis pretende desenvolver 190MWh de autoconsumo solar focado no segmento B2B até 2026.
Adicionalmente, oferece soluções de gás natural veicular (GNV), “contribuindo para uma mobilidade sustentável e respeito pelo ambiente”. A Redexis conta já com 27 postos de GNL e GNV, sendo o objetivo da ‘Energía26’ expandir a rede para 60 postos de abastecimento, com foco no GNL para frotas de transporte de longa distancia, e no GNV como solução para frotas de serviço.