Malásia: telhas de terracota reutilizadas como parede de moradia
O atelier DRTAN LM Architect renovou uma casa em estado avançado de abandono, na Malásia, utilizando, entre outros materiais, telhas de terracota, que servirão para envolver a casa, protegendo-a do sol excessivo e facilitar a ventilação natural. Ao criar um mecanismo de sombras invulgar, as telhas ajudam a criar uma iluminação interior mais suave.
Depois de comparem a propriedade, os donos pediram aos arquitectos para reconstruirem a casa e transformarem-na numa residência moderna. No entanto, estes perceberam que as telhas ainda estavam em boas condições, tendo decidido reutilizá-las para criar uma espécie de ecrã vertical que joga com o sol. Foram então construídas umas hastes verticais que permitem que as telhas se movimentem e voltem. As sombras provocadas pelas telhas transformaram a casa num local com um excelente isolamento e bem ventilada.
Paralelamente, ao reutilizar as telhas originais em terracota, os arquitectos deram à casa todo o conforto moderno, deixando uma pista sobre a sua verdadeira idade e história.
[nggallery id=2914 template=greensavers]