Mamífero mais raro do Planeta redescoberto no Vietname



Um dos mais raros e ameaçados mamíferos do planeta, o bovino Saolo – também conhecido como boi-de-vu-Quang – foi visto no Vietname pela primeira vez em 15 anos, de acordo com a World Wildlife Fund (WWF).

O saola foi “apanhado” numa câmara de vigilância em Setembro, numa floresta no centro do Vietname, renovando a esperança na recuperação de uma espécie que se julga muito perto da extinção.

“É uma descoberta fantástica e renova a esperança para recuperar a espécie”, explicou ao Guardian Van Ngoc Thinh, director da WWF naquele País. Os vietnamitas chamam ao saola o “animal educado”, porque ele se move silenciosamente na floresta.

O animal foi descoberto pela primeira vez, nas montanhas remotas entre o Vietname e Laos, em 1992, quando uma equipa da WWF e agência florestal vietnamita encontraram um crânio com cornos pouco habituais na casa de um caçador. Esta foi, de resto, a maior descoberta de um novo mamífero em 50 anos.

Em Vietname, o saola foi visto pela última vez em 1998. A WWF tem recrutado guardas florestais em comunidades locais para afastar os caçadores furtivos e armadilhas, colocadas para atingir outros animais, como veados, mas acabando por caçar saolas.

Mais de 20 anos depois da descoberta do primeiro saola, muito pouco de sabe da espécie. E não há registo de quantos indivíduos existem – talvez algumas dúzias ou, quiçá, uma centena, de acordo com a WWF. Todos nas florestas densas do Vietname.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...