Mamíferos europeus estão a fugir para a Rússia



Veados, javalis, texugos, coelhos, ratos e castores, entre outros animais, irão fugir para o noroeste russo, como consequência das alterações climáticas. Segundo um estudo de investigadores suecos, publicado no PloS One, a região dos Barents – Rússia, Noruega, Suécia e Finlândia – será favorecida pelas alterações climáticas, sendo que 43 entre 61 espécies estudadas deverão seguir este caminho nos próximos anos, ainda que tenham de viajar centenas de quilómetros.

“A parte oeste da Rússia será um hotspot da riqueza de biodiversidade. As espécies irão mudar-se para lá, e poderão existir novas combinações de espécies”, explica Christer Nilsson, da Universidade de Umea e um dos responsáveis pelo estudo.

Este cenário está programado para 2080 e mantém uma incógnita: como estes animais irão interagir com as alterações climáticas. “Os predadores poderão entrar em contacto com novas presas”, explicou Nilsson.

O estudo avança ainda que os humanos não poderão evitar este movimento. Não haverá também extinção de animais nas áreas pesquisadas. “Não encontrámos provas de que alguma espécie irá desaparecer, dadas as previsões de alterações climáticas usadas”, explicou Nilsson, que avisou, porém, que a vulnerabilidade de algumas espécies poderá aumentar, com a introdução de novos predadores e concorrentes.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...