Manchester City transforma complexo industrial em centro de treinos sustentável



Não há fome que não dê em fartura: conhecido, durante décadas, como o parente pobre da cidade de Manchester, o City vive dias prósperos. Falamos de futebol e do Manchester City, o actual campeão inglês e que se tornou conhecido, nos últimos anos, pelos elevados investimentos financeiros em futebolistas.

Dentro de dois anos, o clube – agora detido pelo sheik Mansour bin Zayed Al Nahyan – vai inaugurar um centro de treinos e estágios que tem na sustentabilidade uma das suas principais âncoras.

Em primeiro lugar, o novo complexo vai ser reconstruir um antigo parque industrial, próximo do estádio City of Manchester (ou Ethiad Stadium). O investimento de €124 milhões (R$325 milhões) será suficiente para construir 16,5 campos de futebol (o 0,5 representa um espaço para treinar guarda-redes) numa área de 32,3 hectares.

Para além da equipa principal do Manchester City, este centro terá uma academia para todos os jovens do clube, com uma escola incluída. Ao todo, 400 jovens treinarão e estudarão no centro.

O projecto prevê a plantação de 2.000 novas árvores, e o sistema de irrigação – indispensável para os 16 campos – irá recolher e reutilizar a água da chuva.

Construído pela BAM, uma das principais referências em construção sustentável do mundo, o projecto estará pronto no início da época 2014/2015 e ajudará a rejuvenescer a parte este da cidade de Manchester. A câmara local é uma das parceiras da iniciativa e reconheceu o impacto positivo do complexo no ambiente e comunidade envolvente.

A nova academia demorou quatro anos a ser preparada, tendo os responsáveis do City e da BAM visitado cerca de 30 centros de desenvolvimento de desporto em todo o mundo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...