Manguezal nasce num navio encalhado na Austrália



Artistas, designers, produtores cinematográficos e escritores imaginam frequentemente cenários pós-apocalípticos que retratem como será o mundo depois de um evento destrutivo. Este navio encalhado na costa australiana pode muito bem ser um dos elementos desses cenários.

Construído em 1911, o SS Ayrfield teve muitas funções antes de ser descomissionado nos anos 1970. Transportou mantimentos para os solados americanos que estavam estacionados no Pacífico durante a II Guerra e também transportou carvão, refere o Inhabitat. Actualmente, está encalhado Homebush Bay, no oeste interior de Sidney, onde está protegido por leis patrimoniais. Progressivamente, a embarcação foi reclamada por um manguezal.

Quando serviu de lixeira a um conjunto de indústrias, Homebush Bay costumava ter níveis elevados de DDT, ftalatos e outros produtos químicos tóxicos. Uma grande operação de limpeza conseguiu melhorar a situação, embora a baía ainda não esteja perfeita. A área envolvente transformou-se também em palco para várias actividades recreativas e residências ribeirinhas.

O manguezal é agora uma atracção para o local, que fica perto do parque Olímpico.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...