Manguezal: qual é a sua importância para o Planeta?



O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais, está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais.

Os manguezais ocorrem próximos à linha do equador, nas zonas tropicais e subtropicais. Dependendo das características fisiográficas e geológicas pode-se encontrar manguezais em quase toda extensão dos litorais do território brasileiro desde o Estado do Amapá até Santa Catarina

A riqueza biológica dos ecossistemas costeiros faz com que essas áreas sejam os grandes “berçários” naturais, tanto para as espécies características desses ambientes, como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras durante, pelo menos, uma fase do ciclo de sua vida. Além disso, os manguezais são um dos ecossistemas com maior capacidade de captação e armazenamento de carbono, reduzindo os efeitos das mudanças climáticas.

Berçário natural:de 70% a 80% das espécies passam pelo menos uma fase da vida nos sistemas de manguezal, o que faz com que os mangues sejam conhecidos como os “berçários naturais” da vida marinha. Nos primeiros estágios de desenvolvimento aproveitam o ambiente mais calmo, e a protecção das raízes das árvores e os nutrientes existentes.

Protege de processo natural de erosão: o mangue atenua o processo de erosão costeira, protegendo todo litoral. A pressão e energia do mar que atingiriam a costa são dissipadas no mangue. No tsunami de 2004, na Indonésia, onde ainda havia manguezal as comunidades que estavam por trás dessa barreira natural foram as menos prejudicadas

Filtro biológico: a floresta tem capacidade de “digerir” matéria orgânica e absorver muitos nutrientes.

Retenção de sedimentos:os rios correm arrastando solo e sedimentos, e quando chegam no estuário as partículas acumulam-se nas raízes do mangue, garantindo uma água mais limpa na zona costeira.

Combate ao aquecimento global: dentro dos ecossistemas, as florestas de mangue são as que mais sequestram carbono da atmosfera. Isso significa que o mangue ajuda a combater o aquecimento global.

Importância cultural: em muitas regiões as áreas de manguezal são tidas como sagradas. A sua beleza é igualmente importante para o turismo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...