MAR Shopping lança iniciativa de limpeza na Ria Formosa

O MAR Shopping organizou uma ação de limpeza e recolha de lixo na Ria Formosa nos próximos dias 29 e 30 de maio. A iniciativa “Vamos cuidar da Ria Formosa”  tem como foco a sensibilização para a preservação ambiental e resulta de uma parceria com várias entidades, sendo elas a Agência Portuguesa do Ambiente, a ARA – Animal Rescue Algarve, a Câmara Municipal de Faro, o CCMAR – Centro de Ciências do Mar, o Centro Náutico da Praia de Faro, a Designer Outlet Algarve, o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o IKEA, a Junta de Freguesia de Montenegro, a RTA – Região de Turismo do Algarve, a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e o Zoomarine.

Os 150 voluntários vão limpar zonas previamente identificadas na Ria, e os resíduos serão posteriormente enviados e tratados na FAGAR, entidade que faz a gestão de águas e resíduos em Faro, que posteriormente e em coordenação com a ALGAR, responsável pela triagem de materiais destinados à reciclagem, lhes dará o destino mais apropriado. Todas as equipas vão ser acompanhadas por um elemento do ICNF para garantir a proteção e salvaguarda do ecossistema dunar.

Após a ação de limpeza realizada pelos voluntários, a APA, através da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, irá realizar uma ação de sensibilização com a avaliação qualitativa e quantitativa do lixo marinho recolhido, assim como uma análise da presença de microplásticos na massa de água da Ria Formosa.

Para Ana Antunes, diretora-geral do MAR Shopping Algarve, “esta é uma ação de sensibilização que consideramos essencial para criar um espírito de colaboração entre os parceiros na direção comum da preservação ambiental, inspirando também a população local para as boas práticas a ter em consideração quando realizam atividades na natureza e não só”.

Planeia-se que a iniciativa seja realizada novamente em outubro, período a coincidir com o final da época balnear.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...