Marca Dr.Bronner’s e Kiva lançam nova campanha para financiar microcrédito a agricultores

A Dr. Bonner’s, empresa familiar responsável pelo sabão natural mais vendido da América do Norte, juntou-se à Kiva para financiar microcrédito a agricultores da Serendipalm, empresa do Gana que é a principal fornecedora de óleo de palma biológico e de comércio justo no mundo.

“Os agricultores da Serendipalm estão a mostrar ao mundo que o óleo de palma pode ser produzido de forma sustentável, sem destruir florestas, sem destruir habitats de espécies em perigo ou atropelar os direitos à terra das populações nativas”, o presidente da Dr. Bronner’s. “Através da expansão do nosso programa de empréstimos seedling, esperamos ajudar os agricultores da Serendipalm a aumentar a sua produção e os seus rendimentos – contribuindo em última análise para uma melhor qualidade de vida através do modelo de comércio justo”, disse David Bronner, presidente da empresa.

A campanha chama-se Seedlings for Small Farmers, decorre desde 23 de Abril e levará a Kiva a conceder empréstimos com 0% de juros aos pequenos agricultores da Serendipalm, para que estes possam adquirir variedades de mudas – plantas jovens – de palmeiras-de-óleo mais produtivas e expandir a sua área de cultivo. A Dr. Bronner’s compromete-se a igualar o montante de cada financiamento angariado pela Kiva, duplicando assim o financiamento disponível para os agricultores.

Apesar de a Serendipalm ter já anteriormente disponibilizado empréstimos aos agricultores, explica a Dr. Bronner’s em comunicado, a parceria com a Kiva permitirá uma expansão significativa do programa. As mudas adquiridas e plantadas hoje resultarão numa fonte de rendimento de longo prazo e segura para os agricultores durante décadas.

O fruto da palmeira-de-óleo biológica produzido pelos agricultores que beneficiem deste programa será vendido à Serendipalm que, por seu lado, produz óleo de palma biológico e de comércio justo e apoia a comunidade local através do Fair Trade Fund. Este fundo é o principal veículo para apoiar projectos de desenvolvimento da comunidade local e é financiado pelas vendas da Serendipalm a clientes como a Dr. Bronner’s e outras marcas que partilham os mesmos ideais.

A Kiva é a maior plataforma mundial de financiamento colectivo para o bem social. A Serendipalm foi fundada em 2007, quando a Dr. Bronner’s se comprometeu a obter todas as suas principais matérias-primas de fontes certificadas biológicas e de comércio justo, trabalhando exclusivamente com pequenos agricultores.

Foto: shankar s. / Creative Commons

Deixar uma resposta