“Março, o mês do granel” pretende sensibilizar os portugueses para a importância do granel e apoiar todos os intervenientes do setor
“Março, o mês do granel” chega a Portugal por iniciativa da Zero Waste Lab e da Maria Granel, com o objetivo de sensibilizar os portugueses para a importância do granel e apoiar todos os intervenientes do setor (dos retalhistas aos fornecedores e aos consumidores).
Sabendo que o granel é uma “potencial ferramenta de combate ao desperdício alimentar” (ao permitir uma melhor planificação das quantidades) e que tem um papel importante na redução dos resíduos produzidos (através da eliminação de embalagens reutilizáveis por meio da reutilização de recipientes), a iniciativa acredita que o contributo do granel “é determinante para a concretização do ODS12, relacionado com a produção e consumo sustentáveis”, sublinha a organização em comunicado.
“É urgente mobilizarmos os portugueses para o consumo a granel, pelo que esse é o objetivo deste movimento: sensibilizar com a força individual e da comunidade. Durante um mês vamos celebrar o Granel, unindo consumidores, distribuidores, ativistas e associações ambientalistas numa uma agenda nacional comum de iniciativas em lojas de bairro de venda a granel, artigos nos media, conversas e debates online, conteúdos digitais a ser disseminado por vários meios”, explica Sara Morais Pinto, co-fundadora da Zero Waste Lab e coordenadora do Liga-Ação.
A iniciativa conta com o apoio institucional da Comissão Europeia, Associação Zero e Deco e está a reunir uma “forte” rede de embaixadores que inclui ativistas e outras personalidades que “vão contribuir para que a mensagem chegue a uma audiência ainda maior, através de conteúdos digitais partilhados nas suas redes sociais”. Ana Varela (atriz), Isabel Silva (criadora de conteúdos digitais), Joana Guerra Tadeu (ativista), Joana Limão, Catarina Canelas (jornalista), Joana Seixas (atriz), entre outros, são alguns dos mais de 20 nomes que já se juntaram à campanha.
A agenda nacional (com eventos de diferente natureza de norte a sul e ilhas) já está disponível para consulta na Peggada (um projeto online que conecta os negócios mais sustentáveis do país com os consumidores que querem ter um dia a dia mais verde) e também nas redes sociais da Liga-Ação.
A campanha contará com um evento de encerramento a 30 de março, dia em que a ONU assinala pela primeira vez o Dia Internacional Lixo Zero, com um debate com representantes políticos e da sociedade civil e o lançamento de uma petição para a revisão e flexibilização da regulação do granel.
Além disso, e com o apoio da plataforma www.agranel.pt, com contributo colaborativo dos cidadãos, será atualizada a rede de projetos a granel em todo o país.
A mesma fonte sublinha ainda que a plataforma “Liga-Ação- rumo ao desperdício zero” é um projeto de cidadania ativa financiado pelo EAA GRANTS, promovido pelo consórcio inicial da Zero Waste Lab, Circular Economy Portugal, Maria Granel e FOE Norway- que permitiu centralizar e sistematizar as ações do grupo de trabalho nacional do sector do granel, “potenciando a co-criação desta campanha que pretende democratizar o granel”.