Marinha e Zoomarine devolvem hoje duas tartarugas ao mar
Durante o dia de hoje o Zoomarine vai devolver ao oceano duas tartarugas, numa operação que contará com a colaboração da Marinha Portuguesa.
As duas tartarugas foram reabilitadas pela equipa de resgate e salvamento do Porto d’Abrigo do Zoomarine. A tartaruga Nireta chegou em Julho de 2016, pesando na altura 10,4 quilogramas. Hoje regressa ao meio selvagem com quase o triplo do peso (26 kg). Terminada está também a reabilitação da Nima, admitida em Outubro de 2016 com apenas 1,6 quilogramas. Passados 10 meses o seu peso está multiplicado por 5.
Inaugurado em 2002 o Porto d’Abrigo foi o primeiro Centro de Reabilitação de Espécies Marinhas em Portugal e conta, desde a primeira hora, com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
Esta operação decorrerá, informa a Marinha Portuguesa, “com a participação das Lanchas de Fiscalização Rápida NRP Centauro e NRP Dragão, que se encontram em comissão na Zona Marítima do Sul” e que vão procurar o local com melhores condições para realizar a devolução das tartarugas ao seu habitat natural, a cerca de 10 milhas para sul da costa algarvia.
Foto: Wiki Commons / Marinha Portuguesa