Mariposa atlas: a maior borboleta do mundo



As borboletas podem ser consideradas uma praga ou admiradas pela beleza das suas cores. Existem milhares de espécies, com tamanhos variados, mas sempre em proporções pequenas. Contudo, existe uma excepção: a mariposa atlas, considerada a maior borboleta do mundo.

Encontradas nas florestas tropicais e subtropicais do sudeste asiático, sul da China, arquipélago malaio e ainda na Tailândia e Indonésia, estas mariposas atingem o tamanho de um pássaro. As fêmeas, que são maiores que os machos, conseguem atingir uma envergadura de asa de 30,5 centímetros e uma área corporal de 157,5 centímetros quadrados.

Outro facto curioso sobre estas mariposas gigante é que não possuem boca. Desde que emergem do casulo vivem da gordura acumulada durante as fases anteriores da sua vida, até que procriam, põem ovos e acabam por morrer.

As mariposas atlas devem o seu nome aos padrões mapeados nas suas asas, que se assemelham a um atlas, mas também devido ao seu grande tamanho. Na Ásia o nome nativo é relativo à cabeça em forma de cobra.



Notícias relacionadas

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.