Máscaras reutilizáveis: sabe como as deve usar?
A Direção-Geral da Saúde (DGS) em Portugal, tal como outras organizações internacionais, veio apoiar a utilização de máscaras pela generalidade da população, quando presentes em espaços de interior fechado. Relembre-se que anteriormente, era apenas defendida a utilização de máscaras por pessoas portadoras da Covid-19, pessoas de risco ou por profissionais.
Com esta nova informação, a procura por máscaras aumentou exponencialmente, o que levou a uma criação de novas soluções. Para que não houvesse falta de máscaras cirúrgicas para quem realmente precisa, começaram-se a produzir máscaras reutilizáveis. Além destas poderem ser produzidas a nível local ou nacional, contribuindo para a economia do país, não são descartáveis, pelo que são muito mais amigas do ambiente. É, sem dúvida, uma opção a considerar.
Por todo o país já várias associações e empresas começaram a comercializar estas máscaras têxteis, nomedamente a Sonae Fashion. A empresa afirma que as máscaras são “impermeáveis e confortáveis, facilitando a sua utilização” e que “têm uma elevada resistência à lavagem, mantendo um nível de eliminação microbiana de perto de 100%, mesmo depois de 50 lavagens domésticas a 30ºC.”
Damos-lhe algumas dicas para que faça uma boa utilização deste acessório de prevenção:
- Utilize o tamanho correto, existem para adulto e para criança;
- Lave as mãos ou desinfete com álcool, antes de colocar a máscara;
- A mesma deve cobrir a boca, o nariz e o queixo, não deixando espaço entre o rosto e a máscara;
- Não toque na máscara enquanto a utiliza;
- O período de recomendação de uso máximo é de 4 horas;
- Esta deve ser substituída após as horas mencionadas, ou caso tenha ficado húmida;
- A máscara húmida deve ser lavada antes de uma nova utilização;
- Só pode ser utilizada por outra pessoa após lavagem;
- Após utilização, retirar a máscara pela parte de trás tocando apenas nos elásticos, e depositá-la num saco de plástico fechado, em ambiente seco, até ir para a máquina de lavar;
- Deve ser limpa usando um ciclo de lavagem normal a 60°C com detergente, nunca a seco;
- O número de ciclos de lavagem que a máscara pode ser submetida estão indicados no folheto informativo, tendo que ser no mínimo 5 ciclos.
O uso da máscara reutilizável não substitui a prática contínua das medidas higiénicas anteriormente previstas, como a limpeza das mãos, o uso desinfetante e o distanciamento social.
Este artigo teve por base as recomendações da DGS e da CITEVE.