Mata do Buçaco: árvores caídas em temporal dão origem a linha de mobiliário
A Larus, empresa de equipamento urbano, criou uma linha de mobiliário feita a partir das árvores da Mata do Buçaco que caíram durante o mau tempo que atingiu o país no início de 2013.
O mobiliário, que foi desenvolvido em parceria com a Fundação da Mata do Buçaco, está a ser lançado no mercado e permite “perpetuar a memória das árvores centenárias caídas, partidas e desenraizadas no temporal de Janeiro de 2013”, refere um comunicado da Fundação.
A linha “Bussaco”, que se caracteriza pela rusticidade inerte à utilização de madeira maciça, está agora disponível para aquisição por “qualquer interessado público ou privado”, sendo que tem particular interesse para “áreas verdes, parques ou jardins, pela sua elevada naturalidade e inserção paisagística”.
O desenho foi baseado na “verdade histórica da Mata do Buçaco” e assenta em “linhas simples e rústicas, a par de um minimalismo que tenta manter a naturalidade dos materiais e, ao mesmo tempo, assumir a austeridade carmelita e os efeitos do passar do tempos enquanto elemento que vinca a identidade de objecto ou lugar, sem menos prezar a elegância e a durabilidade”.
O comunicado destaca ainda que, pelo facto de a Mata nacional do Buçaco ser a única floresta pública nacional com selo de certificação florestal, quem comprar peças desta linha “tem a garantia de estar a contribuir para a reflorestação e conservação de uma floresta de alto valor, cuja gestão respeita o ambiente, a biodiversidade e a sustentabilidade social”.