Material pedagógico sobre ambiente e reciclagem chega a mais de 100.000 alunos e 2.000 professores
A Sociedade Ponto Verde (SPV), em parceria com os sistemas municipais, lançou o kit escolas, um projecto destinado a professores e alunos e que dará a conhecer o mundo dos resíduos e os bastidores da reciclagem de embalagens. A iniciativa conta com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e da Quercus.
A iniciativa foi hoje apresentada na Escola Básica Vasco da Gama, em Lisboa, e contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Paulo Lemos.
No âmbito deste projecto serão distribuídas 2.000 unidades destes materiais lúdico-pedagógicos para professores e formadores. Através de uma linguagem simples, os materiais irão difundir algumas das melhores práticas sobre reciclagem e ambiente.
O kit do professor é constituído por um filme sobre sustentabilidade, que ilustra a importância da participação activa na separação dos resíduos de embalagens; amostras dos materiais de embalagem nas suas fases de processamento para reciclagem; uma apresentação para a sala de aula e um manual sobre a utilização dos kits.
Por sua vez, o kit do aluno é composto por um conjunto de ecobags para a separação de resíduos e crachás com temas alusivos à reciclagem, materiais que serão oferecidos a mais de 100.000 crianças do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, de Norte a Sul do País.
A SPV disponibiliza estes materiais pedagógicos aos sistemas municipais que, por sua vez, os irão distribuir pelas escolas da sua área de abrangência.
“As crianças do 1º e 2º ciclo são, desde sempre, um alvo fundamental das acções de sensibilização na área do ambiente, quer por parte da Sociedade Ponto Verde, quer por parte dos sistemas municipais”, explicou em comunicado o director-geral da SPV, Luís Veiga Martins.
“Este material específico para as escolas é o resultado de um esforço conjunto entre a SPV e os seus parceiros de forma a divulgar uma mensagem única, consistente e, pela primeira vez, de âmbito nacional. Por outro lado, vem dar resposta a uma necessidade sentida por quem está no terreno, que muitas vezes não tinha os materiais mais adequados, com a linguagem e regras apropriadas e suficientemente apelativo para transmitir a informação aos mais novos”.
Este artigo faz parte de um trabalho especial sobre Resíduos, publicado durante o mês de Junho e promovido pela Sociedade Ponto Verde. Todas as sugestões de temas podem ser enviadas para info@greensavers.sapo.pt. Siga a SPV no Facebook, YouTube, Pinterest ou Linkedin e assine a sua newsletter.
[nggallery id=1919 template=greensavers]