Matosinhos é a cidade menos poluída de Portugal. E Ibrité a brasileira.



Um estudo divulgado ontem pela Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que Matosinhos é uma das cidades portugueses menos poluídas e, entre as principais metrópoles, a menos poluída.

O estudo avaliou cinco cidades – Lisboa, Matosinhos, Maia, Braga e Funchal (curiosamente, Porto não faz parte desta lista) – e revelou que a cidade do Mar foi a que apresentou um menor nível de partículas poluidoras do ar – 23 microgramas por metro cúbico (m3). O mesmo resultado que, por exemplo, Tóquio ou Hamburgo.

Esta cidade é também a que está mais perto do nível máximo de poluição do ar recomendado pela OMS, que é de 20 microgramas por m3. Todos os dados são relativos a 2008.

Segundo o estudo, que foi hoje citado pelo Dinheiro Vivo, Lisboa é a cidade portuguesa mais poluída, com 30 microgramas por m3, seguida de Braga, com 28, Funchal, com 27 e Maia, com 26. Para termos uma ideia mais abrangente do que representam estes números, eles são superiores aos de cidades como Nova Iorque, Berlim ou São Paulo.

Os resultados brasileiros também não são brilhantes. O município de Ibrité é o que consegue o melhor resultado, com 18 microgramas/m3, seguindo de Belo Horizonte, com 20, Betim, com 22 e Paraíba, com 28. As grandes regiões metropolitanas ficam para o final: Curitiba com 29 microgramas/m3, São Paulo com 38 e Rio de Janeiro com 64.

Por País, Portugal aparece com uma média de 28 microgramas/m3, contra as 40 do Brasil. Os Estados Unidos e o Canadá, curiosamente, têm o ar mais limpo: o primeiro com 18 microgramas/m3 e o segundo com apenas 13.

Estados Unidos e Canadá têm também das cidades menos poluídas do mundo, ao contrário de países como o Irão, Índia e Paquistão, que têm altas taxas de poluição atmosférica.

Ahvaz, no Irão, e Ulaanbaatar, na Mongólia, são as cidades mais poluídas do mundo, respectivamente com 372 e 279 microgramas/m3.

Clique aqui para aceder a todos os resultados (ficheiro em Excel).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...