Mau tempo: Leiria promove ação “Limpar Freguesias” no sábado

Segundo informação do município, “Limpar Freguesias” é uma “grande operação de limpeza ambiental que decorrerá em simultâneo em todas as freguesias do concelho, com início às 09:00”.

Green Savers com Lusa

A Câmara de Leiria promove no sábado a iniciativa “Limpar Freguesias”, uma semana depois da ação “Limpar Leiria”, que reuniu cerca de 600 voluntários na sede do concelho para ajudar nos trabalhos de limpeza após a depressão Kristin.

Segundo informação do município, “Limpar Freguesias” é uma “grande operação de limpeza ambiental que decorrerá em simultâneo em todas as freguesias do concelho, com início às 09:00”.

“Esta ação surge na sequência dos estragos provocados pela depressão Kristin, que afetou diversos espaços públicos, zonas verdes e arruamentos do concelho”, explicou.

A iniciativa “pretende apoiar a recuperação do território, reforçando a resposta coletiva e solidária da comunidade, bem como o envolvimento cívico dos munícipes na preservação do espaço público”, adiantou a Câmara.

A participação é aberta a toda a população, associações e outras entidades, com a autarquia a pedir aos voluntários, para, se possível, levarem “luvas, pás, vassouras ou outro equipamento de apoio, contribuindo para uma maior eficácia da ação”.

“O município apela ainda à mobilização em grupo, incentivando a participação de amigos, familiares e vizinhos”, lê-se na nota de imprensa.

O concelho de Leiria tem 20 freguesias, sendo que esta ação decorre em 25 locais. Maioritariamente, a concentração das pessoas é nos respetivos largos da Igreja, na sede das freguesias.

Dez pessoas morreram desde a semana passada na sequência do mau tempo. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, a que se somaram depois quatro óbitos registados por quedas de telhados (durante reparações) ou intoxicação com origem num gerador.

A destruição total ou parcial de casas, empresas e equipamentos, quedas de árvores e de estruturas, cortes ou condicionamentos de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, o fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações são as principais consequências materiais do temporal, que provocou algumas centenas de feridos e desalojados.

Leiria, Coimbra e Santarém são os distritos com mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade até ao próximo domingo para 68 concelhos e anunciou um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.