Mauna Loa: O maior vulcão do mundo pode entrar em erupção, indicam cientistas
Cientistas descobriram que um grande terramoto poderia causar uma erupção massiva no vulcão Mauna Loa, no Havai.
Uma equipa de cientistas da Escola de Ciências Marinhas e Atmosféricas da Universidade de Miami (UM) analisou os movimentos do solo, medidos por dados de satélite e estações GPS para modelar com precisão onde o magma se intrometeu e como o influxo de magma mudou ao longo do tempo, bem como onde as falhas se moveram sem gerar terramotos significativos.
“Um terramoto de magnitude 6 ou maior aliviaria o stress causado pelo influxo de magma ao longo de uma falha sub-horizontal sob o flanco ocidental do vulcão”, afirmou Bhuvan Varugu, principal autor do estudo. “Este terramoto pode desencadear uma erupção.”
Os investigadores descobriram que de 2014 a 2020 um total de 0,11 quilómetros de novo magma se intrometeu num corpo de magma semelhante a um dique localizado em baixo e a sul da caldeira do cume.
“Em Mauna Loa, o movimento do flanco e as erupções estão inerentemente relacionados”, indicou Varugu. “O influxo de novo magma começou em 2014, após mais de quatro anos de movimento em direção ao mar do flanco oriental – que abriu espaço na zona da fenda para o magma invadir.”
Os cientistas descobriram também que houve movimento não associado a um terramoto ao longo de uma falha quase horizontal sob o flanco oriental, no entanto, nenhum movimento foi detetado sob o flanco ocidental. Movimentos ao longo de falhas quase horizontais sob os flancos são características essenciais do crescimento do vulcão a longo prazo.
O vulcão entrará em erupção num futuro próximo? “Se o influxo de magma continuar, é provável, mas não obrigatório”, diz Varugu. “A carga topográfica é muito pesada, o magma também pode propagar-se lateralmente através da zona de fenda.”
“Um terramoto pode mudar o jogo”, alertou Falk Amelung, professor do Departamento de Geociências Marinhas da UM Rosenstiel School e autor do estudo. “O evento libertaria gases do magma comparáveis a abanar uma garrafa de refrigerante, produzindo pressão e flutuabilidade adicionais, o suficiente para quebrar a rocha acima do magma.”
Segundo os cientistas, as incertezas são muitas. Embora o stress que foi exercido ao longo da falha seja conhecido, a magnitude do terramoto também dependerá do tamanho da falha. Além disso, não há dados de satélite disponíveis para determinar os movimentos anteriores a 2002.
“É um problema fascinante”, disse Amelung, “Podemos explicar como e porque o corpo de magma mudou durante os últimos seis anos. Continuaremos a observar e isso acabará por levar a melhores modelos para prever o próximo local de erupção. ”
Com 9 quilômetros de altura da base no fundo do mar até o cume, Mauna Loa é o maior vulcão da Terra. Na erupção de 1950, levou apenas três horas para a lava atingir a costa de Kona. Esses fluxos rápidos deixariam muito pouco tempo para evacuar as pessoas no caminho da sua lava. Outra grande erupção do Mauna Loa ocorreu em 1984.
A combinação de terramotos e erupções não é incomum. A erupção de 1950 foi precedida por um terramoto de magnitude 6,3 três dias antes, e foi seguida por um terramoto de magnitude 6,9 mais de um ano depois. A erupção de 1984 foi precedida por um terramoto de magnitude 6,6 5 meses antes.