Mayor de Nova Iorque elogia sustentabilidade das cidades chinesas

O mayor nova-iorquino, Michael Bloomberg, elogiou este fim-de-semana as cidades chinesas presentes do C40, uma espécie de G8 das cidades sustentáveis e que reúne 40 das principais cidades mundiais – mas nenhuma portuguesa, porém.

“Pela primeira vez há um entendimento na China que o ambiente é algo de que elas não podem fugir, não o podem continuar a tratar como um cidadão de segunda. Quando os rios começam a ficar poluídos e o ar irrespirável é preciso fazer algo”, revelou Bloomberg durante o encontro, que se realizou em Hong Kong.

Bloomberg disse que as cidades chinesas já não estavam cegas na perseguição do crescimento económico. “Acho que a coisa mais impressionante desta manhã é o facto das cidades chinesas estarem cá. Há dez anos elas não estariam”, continuou Bloomberg, que desde este fim-de-semana lidera o C40.

“A criação de empregos e o desenvolvimento económico sempre foi a prioridade número um da China moderna”, explicou o mayor nova-iorquino à AP, acrescentando que esta visão está a mudar.

A cidade de Changsha, por exemplo, está a reduzir o número de fábricas, a promover os autocarros eléctricos e a construir duas linhas de metro. Em Kunming, os rios e lagos começaram já a ser despoluídos e os governantes estão a promover a utilização de energia solar nos edifícios.

Num encontro que abordou sobretudo a questão dos edifícios sustentáveis e veículos eléctricos, Bloomberg anunciou que vai criar uma rede de táxis eléctricos em Nova Iorque e que as cidades de todo o mundo deveriam seguir esta estratégia.

A cidade de Hong Kong, anfitriã do encontro, anunciou também quer reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa em 33% até 2020 – recuando a níveis de 2005. Tudo através de energia solar, eólica e nuclear.

O C40 foi criado em 2005 para a partilha de ideias e experiências em relação ao combate às alterações climáticas nas cidades de todo o mundo. O próximo encontro será em Basileia, na Suíça, em Janeiro, e vai concentrar-se no financiamento de projectos de infra-estruturas sustentáveis.

Consulte as cidades do C40.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...