Mazda está a produzir carros com partes de plástico feitas de plantas
A Mazda anunciou recentemente que está a produzir carros com partes de bioplástico feitas a partir de plantas. O bioplástico é tão duradouro como o plástico convencional e será aplicado no 2016 Mazda MX-5, que deverá estar no mercado já no próximo ano.
A marca conseguiu aperfeiçoar este tipo de tecnologia através de uma parceria com a Mitsubishi Chemical Corporation. O bioplástico criado é resistente ao tempo, aos riscos e a choques e é em tudo igual ao plástico normal sintetizado, com a vantagem de como não necessita de ser pintado emite menos compostos orgânicos voláteis.
Durante o processo de fabrico, o bioplástico é colorado utilizando uma tinta que reduz a necessidade de pintar posteriormente as partes, com o resultado de um plástico de maior qualidade e com um acabamento mais brilhante, escreve o Inhabitat.
As novas partes produzidas com o bioplástico destinam-se ao interior do carro, não tendo ainda a Mazda anunciado quando vai aplicar o novo plástico em partes exteriores de veículos.