McDonald’s cultiva cebolas no Alqueva
A McDonald’s decidiu usar nas suas receitas cebolas produzidas no Alqueva, Alentejo. O produto destina-se não só aos restaurantes portugueses, mas também a outros presentes em variados países da Europa.
A área de produção da cadeia de restauração situa-se na zona abastecida pelo reservatório do Alqueva, ao longo de 300 hectares. João Basto, presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas de Alqueva (EDIA), responsável pela rede de rega e abastecimento de água na região, afirmou que é intenção da McDonald’s aumentar em 2013 a área de produção para 700 hectares.
De acordo com o Dinheiro Vivo, as cebolas compradas aos produtores portugueses viajam para restaurantes da cadeia em território nacional e para Badajoz, Espanha, partindo daí para outros pontos da Europa.
Os terrenos do Alqueva estão a atrair cada vez as grandes empresas para produção agrícola, uma vez que têm garantidos os abastecimentos de água. Também a Sumol+Compal, que já compra os pêssegos da região, manifestou interesse na produção de tremoço, grão, ervilha e feijão.