Medidas extremas anti-poluição trouxeram céu azul a Pequim (com FOTOS)



Quando Barack Obama, Vladimir Putin e outros líderes mundiais chegaram a Pequim para a reunião da Cooperação Económica Ásia-Pacífico, na última semana, não viram nenhuma cidade ensombrada pelo nevoeiro de poluição ou cidadãos com máscaras a passear nas ruas.

Na verdade, Pequim, por estes dias, tem o céu azul e uma luminosidade que há muito tinha desaparecido da cidade. Para criar este ambiente, agora, artificial, os responsáveis da cidade obrigaram as fábricas da cidade e subúrbios a pararem as operações; os projectos de construção estão em stand-by, os restaurantes de barbecue também e os trabalhadores da capital chinesa tiveram umas férias forçadas de seis dias.

Por outro lado, metade de todos os carros privados da cidade estão proibidos de circular todos os dias, entre outras restrições.

O resultado é uma visão que há muito não se tinha de Pequim: uma cidade bela, com arquitectura deslumbrante e uma perfeita ligação entre moderno e tradicional.

Mas tudo tem um preço: em Outubro, Pequim viveu vários episódios de poluição extrema, e os residentes acreditam que muitas fábricas fizeram horas extraordinárias para compensar as paragens desta semana.

Ainda de acordo com o The Huffington Post, a poluição voltou esta terça-feira, o que nos leva a uma questão muito pertinente: se parar toda a economia regional não consegue sequer uma semana completa de céu azul, como poderá existir uma solução duradoura para a poluição atmosférica da cidade.

Veja alguns dos edifícios e monumentos icónicos de Pequim – com e sem poluição.

[nggallery id=1188 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...