Médio Oriente: Siemens muda sede para Masdar City



Pode parecer uma medida puramente “simbólica”, mas o simbolismo tem por vezes muito poder, por isso esta notícia não podia deixar de ser publicada no Green Savers.

A Siemens vai estabelecer a sua sede para o Médio Oriente em Masdar City, Abu Dhabi, naquela que será, dentro de poucos anos, a cidade mais sustentável do mundo.

A Siemens, presidida por Peter Löscher (na foto) e que escolheu o European Future Energy Fórum para fazer este anúncio, afirmou em comunicado de imprensa que, para além do novo edifício-sede, vai “implementar [nas futuras instalações de Masdar City] um centro de excelência para building technologies e outras valências, incluindo um centro de desenvolvimento de liderança”.

“[A sede de Masdar City será] uma montra das mais recentes tecnologias de eficiência energética desenvolvidas pela empresa e, quando concluída, um local de trabalho para perto de dois mil especialistas”.

“A vertente de investigação e de desenvolvimento desta parceria com o Instituto Masdar representa o maior investimento global da Siemens numa parceria com uma organização de ciência e tecnologia”, revela ainda a empresa. O programa de I&D engloba projectos dedicados às redes eléctricas inteligentes, edifícios inteligentes e captura e armazenagem de carbono.

Paralelamente, a Siemens irá “fornecer tecnologias de automação integrada para edifícios e desenvolver um conjunto de aplicações de rede eléctrica inteligente em Masdar City, para optimizar o consumo de energia da cidade”.

“Este acordo estratégico marca um avanço importante nas relações já existentes entre Masdar e a Siemens”, sendo a empresa alemã um dos maiores investidores nos Fundos de Tecnologia Limpa I e II de Masdar.

“As tecnologias de eficiência energética e conservação de recursos fazem parte do portfólio ambiental da Siemens e proporcionaram à empresa receitas no total de 23 mil milhões de euros no ano fiscal de 2009. Isto equivale à receita total da empresa e torna a Siemens na fornecedora mundial de infra-estruturas de tecnologia amiga do ambiente”, continua a empresa.

De acordo com a Siemens, o centro de excelência de Masdar City vai começar a sua actividade ainda em 2010.

Recorde também que a construção de Masdar City está entre cinco a dez anos atrasada, de acordo com a promotora, The Abu Dhabi Future Energy.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...