Mega consórcio português vai construir autocarros mais leves, confortáveis e eco-eficientes



Um consórcio formado pelas empresas Caetano Components, Amorim Cork Composites, da Corticeira Amorim, Couro Azul, SET e SCT – INEGI – e com a participação da empresa de design industrial Almadesign e da CaetanoBus – está a apresentar o projecto IBUS, um conceito inovador e mais eco-eficiente de sistemas e soluções para o interior e exterior de autocarros de turismo.

O projecto une as indústrias da cortiça, couro, design e engenharia portuguesa e tem como objectivo melhorar a experiência de viagem nos autocarros do futuro.

Em comunicado, o projecto afirma que a mock-up à escala real – correspondendo a uma secção de um autocarro de turismo com 2,4 metros de comprimento – será apresentada na feira Coach&Bus, em Birmingham, na quarta e quinta-feira.

Em Portugal, o projecto tem data prevista de apresentação durante a Bienal 2011 – Conferências Internacionais, que decorre na Marinha Grande entre 22 e 30 de Outubro.

“O projecto IBUS já foi testado e a sua performance destaca-se quando comparada com as soluções actualmente existentes. [São] soluções verdadeiramente inovadoras, algumas das quais inspiradas em soluções das áreas aeronáutica e automóvel”, segundo o comunicado.

A diminuição substancial do peso total da carroçaria traz benefícios ao nível do consumo, da performance e da estabilidade do veículo, melhorando os seus custos de operação e manutenção. A Caetanobus, que acompanhou de perto o projecto, constitui um potencial integrador.

Com um investimento de cerca de um milhão de euros, o projecto IBUS é financiado pelo FEDER/UE e  pelo QREN, no âmbito do Compete – Programa Operacional Factores de Competitividade, no montante de 485 mil euros.

Saiba onde está a inovação do IBUS:

Bancos de passageiros: Raia e Shark – com design de inspiração biomórfica e baixo custo de manutenção. O banco Raia é um banco conceptual, confortável e fino, que preconiza o futuro dos bancos rodoviários em leveza, baixa espessura – maior lotação e/ou conforto e segurança – incluindo sensor de cinto de segurança. O banco Shark é um banco de topo de gama, muito confortável e envolvente, pleno de equipamento e aplicável a todas as carroçarias existentes. Ambos os bancos são revestidos a couro ecológico e anti-alérgico, um material de alta resistência e de fácil limpeza.

Sistema de bagageiras: modular de inspiração aeronáutica, extremamente leve, com tampas e compartimentos individuais e com um sistema inovador de encaixe que reduz significativamente os custos de assemblagem/manutenção.

Iluminação: Sistema de iluminação integrado nas bagageiras, mimetiza-se com o formato das mesmas. O sistema individual é accionado por um sistema de proximidade que não necessita do toque directo.

Tapa-pernas: mais fino, que garante uma maior segurança e melhora ainda a lotação e conforto.

Tampas exteriores das bagageiras: em compósito com núcleo de cortiça, aumenta a resistência e reduz até 50% o peso das bagageiras tradicionais, com um impacto significativo no seu manuseamento e no peso total do veículo, com naturais consequências na sua performance.

Painéis laterais: de construção modular, em compósito com núcleo de cortiça, diminuem o número de peças e reduzem drasticamente o tempo de montagem, conferem um resultado mais integrado, com melhorias ao nível do isolamento térmico e acústico.

Piso: em sanduíche de cortiça, substitui o tradicional e pesado contraplacado por uma solução acessível, mais leve, com melhor isolamento térmico e acústico.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...