Melhores sistemas de transporte público são fundamentais para cidades mais verdes



Um relatório de 2022 da “The Eco Experts” mostra que a indústria dos transportes é responsável por 20% das emissões globais de dióxido de carbono (CO2). Isto representa cerca de 8,43 mil milhões de toneladas métricas de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) por ano. Estas emissões provêm da queima de combustíveis fósseis para alimentar automóveis e outros veículos, comboios, aviões e navios. Todas estas emissões fazem dela a segunda indústria mais poluente do mundo a seguir aos combustíveis fósseis.

A indústria dos transportes pode ser dividida em quatro categorias principais: viagens por estrada, aviação, transporte marítimo de mercadorias e ferroviário. “Embora se acredite frequentemente que a aviação é o principal culpado das elevadas emissões de GEE neste sector, os dados mostram que, na realidade, não é esse o caso”, sublinha o “Inhabitat”. De facto, acrescenta o site, as viagens aéreas são responsáveis por apenas 11,6% das emissões do transporte de passageiros em todo o mundo. O transporte de veículos (tanto de passageiros como de carga) contribui para 74,5% de todas as emissões do transporte, sendo o transporte de passageiros a maior parte deste. Isto é compreensível, uma vez que a maioria das famílias possuem pelo menos um carro e utilizam-no como um dos seus principais meios de transporte.

O “Inhabitat” diz que a forma mais fácil de limitar as emissões de GEE neste sector é através da utilização de transportes públicos. De facto, “é uma das ações mais eficazes que um indivíduo pode tomar para conservar energia e reduzir as emissões de CO2”. Isto porque os veículos particulares são os que mais contribuem para a pegada de carbono de uma família. Por exemplo, se uma pessoa mudasse de utilizar o seu carro para utilizar os transportes públicos existentes para um trajeto de 20 milhas, poderia reduzir as suas emissões anuais de CO2 em 20 libras por dia. Embora isto não pareça ser muito, isto ascende a 48.000 libras por ano! Em geral, isto reduziria as emissões de GEE produzidas por uma família de dois adultos em até 10%.

Cinco benefícios climáticos dos transportes públicos

A opção pelo transporte público tem vários benefícios em todos os domínios da sustentabilidade social, económica e ambiental. Abaixo encontra-se uma lista dos cinco principais benefícios relacionados com o clima que o transporte público tem.

  1. Menos poluição atmosférica

Os veículos libertam normalmente um quilo de CO2 por cada quilómetro percorrido. Ao utilizar transportes públicos, não são apenas as emissões de CO2 de um indivíduo ou de um agregado familiar que diminuem, mas sim os efeitos positivos de ondulação em toda a escala urbana e nacional. As estimativas mostram que o uso do transporte público nos EUA poupa até 37 milhões de toneladas métricas de CO2 por ano. Através de aumentos moderados nos cidadãos que optam pelo transporte público ou bicicletas em vez de veículos privados, este número poderia aumentar de seis a 14 milhões de toneladas. Isto diminui os poluentes atmosféricos e poderia melhorar drasticamente a qualidade do ar, particularmente em ambientes urbanos.

  1. Redução da poluição sonora

 

Para além de uma redução da poluição atmosférica, a limitação da utilização de veículos privados também resulta numa diminuição da poluição sonora, especialmente ao longo de rotas com tráfego intenso. Isto é benéfico para nós e para os animais da região, uma vez que ruídos fortes e perturbadores podem ter impacto nos ritmos circadianos e no sono, o que consequentemente afeta a saúde e o bem-estar em geral.

  1. Comunidades mais saudáveis

Menos poluição atmosférica e sonora é melhor para a saúde e bem-estar humanos, especialmente no que diz respeito a doenças crónicas como as doenças respiratórias. Um ambiente mais limpo é também benéfico para a biodiversidade, particularmente em áreas urbanas onde a sua sobrevivência está ameaçada por fatores induzidos pelo homem. Além disso, menos poluição também permite às plantas sequestrar grandes quantidades de CO2, o que beneficia ainda mais o planeta.

Ao mudar para os transportes públicos e/ou modos de transporte não baseados em combustíveis, como bicicletas ou a pé, as pessoas também beneficiam do aumento do exercício físico. Quando a qualidade do ar é melhorada, as pessoas também passam mais tempo no exterior, o que tem um impacto positivo no bem-estar físico e mental.

  1. Diminuição do congestionamento de tráfego

Os transportes públicos podem ajudar a reduzir o congestionamento nas zonas urbanas. Estudos mostram que nos EUA em 2011, a utilização do transporte público poupou 865 milhões de horas de tempo de viagem. É provável que estes números tenham aumentado nos últimos anos. O congestionamento não só dificulta as deslocações e prejudica o ambiente, como também é dispendioso! Sem o transporte público, os custos do congestionamento em 2011 teriam aumentado de 121 mil milhões para 122 mil milhões de dólares em quase 500 áreas urbanas nos EUA.

  1. Menos dependência de combustível e menos produtos químicos nocivos

Embora haja uma adoção crescente de energia verde em vários sectores, a indústria dos transportes está fortemente dependente dos combustíveis para os transportes. De facto, os combustíveis à base de petróleo constituem 90% de todos os combustíveis para os transportes. Só nos EUA, mais de 11 milhões de galões de gasolina são poupados diariamente graças aos transportes públicos. Isto traduz-se em 4,2 mil milhões de galões de gasolina por ano!

Além disso, menos carros também limitam a utilização de anticongelante e outros fluidos, que são prejudiciais para o ambiente. Estes poluentes são drasticamente reduzidos através da utilização de transportes públicos.

Porque precisamos de um melhor planeamento urbano para encorajar a utilização dos transportes públicos

O transporte público não é tão bem utilizado em todo o mundo, mesmo que existam sistemas de transporte em bom estado de conservação. Mas por que razão é este o caso? Há três razões principais: densidade, acessibilidade e facilidade de deslocação a pé e ambiente urbano. Todas estas são componentes que um bom planeamento urbano pode resolver para criar cidades mais saudáveis.

 

A densidade de uma cidade tem um impacto direto na forma como os serviços de transporte público são prestados. Por exemplo, em Barcelona, 30% das viagens e deslocações diárias são efetuadas por transportes públicos. Por outro lado, em Atlanta, este número cai para 4%. Uma vez que Barcelona é 30 vezes mais densa do que Atlanta, é mais fácil fornecer serviços de transporte público fiáveis.

A acessibilidade é outro fator chave que tem impacto se o transporte público for utilizado. Numa comparação de Pequim, Londres e Nova Iorque, embora Pequim tenha a maior densidade populacional no centro da cidade, a sua utilização de transportes públicos é significativamente inferior à das outras duas grandes cidades. Isto porque o número de empregos e serviços que podem ser alcançados dentro de uma distância conveniente a pé (aproximadamente 20 minutos) é significativamente menor em Pequim, em comparação com Nova Iorque e Londres. Pequim tem também ruas muito largas, grandes blocos de ruas e edifícios situados longe das arestas das ruas, que também impactam o acesso aos espaços públicos.

Finalmente, a possibilidade de caminhar e o ambiente urbano das cidades é outra componente que tem impacto na forma como as pessoas se deslocam. Estudos mostram que as ruas bem conservadas, movimentadas e seguras encorajam os peões a deslocarem-se a pé. De facto, as pessoas gostam mais de percorrer mais distâncias a pé para aceder aos transportes públicos nestes tipos de ambientes urbanos. Pelo contrário, estradas largas, calçadas estreitas ou mal conservadas, e menos árvores tornam as ruas menos transitáveis a pé. É nestes tipos de ambientes urbanos que as pessoas são significativamente menos propensas a utilizar os transportes públicos, mesmo que se encontrem apenas a 100 metros de distância da sua casa.

“Atualmente, as cidades em desenvolvimento estão em vias de construir mais infraestruturas de transporte público para diminuir o uso de veículos privados. Embora estes esforços sejam importantes, os governos devem também compreender que os fatores relativos ao tecido urbano também têm impacto se e como o transporte público é utilizado. Assim, devem também ser feitos investimentos para melhorar os ambientes públicos de modo a encorajar a utilização de transportes públicos, o que resultará em cidades e comunidades mais saudáveis”, conclui o site.

 





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