Mercado de Natal de Almada promove consumo eficiente de energia



O Mercado de Natal Amigo da Terra, em Almada, promove este ano o consumo eficiente de energia através da campanha “Missão Reduzir”. A campanha é dinamizada pela Agência Municipal de Energia de Almada e tem como objectivo sensibilizar para o uso eficiente da electricidade no dia-a-dia.

A campanha vai oferecer um prémio às 20 famílias de Almada que mais pouparem electricidade. O prémio traduzir-se-á num vale para a adquisição de electrodomésticos ou iluminação eficiente.

Além das famílias residentes no concelho de Almada, o projecto tem também como destinatárias as escolas do 1º ciclo do ensino básico que integram o parque escolar municipal, onde a iniciativa já decorre deste o início deste ano lectivo. No final do projecto, 50% da poupança obtida na factura energética reverte directamente para a escola em questão sob a forma de materiais e recursos educativos ou para o reinvestimento em outras medidas de eficiência energética.

No final da campanha é esperada uma redução mínima anual no consumo de energia eléctrica de 5% no universo escolar e de 10% no universo familiar, esperando-se a adesão de 3.000 famílias à iniciativa.

“Através da realização do Mercado de Natal Amigo da Terra, esforçamo-nos por oferecer aos visitantes alternativas sustentáveis de presentes, mas é também nosso objectivo sensibilizar para pequenas atitudes que todos nós podemos adoptar para poupar os recursos do nosso planeta. Este ano, a eficiência energética é uma das áreas em destaque”, indica a directora do Departamento de Estratégia e Gestão Ambiental da câmara de Almada, Catarina Freitas, em comunicado.

O mercado é uma iniciativa da Câmara Municipal de Almada e decorre entre 17 e 21 de Dezembro na Oficina da Cultura e na Praça S. João Baptista, no centro de Almada.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...