Mercadona conclui 2ª ação da sua estratégia: elimina produtos descartáveis de plástico
No seguimento da sua Estratégia 6.25, a Mercadona acaba de concluir a segunda ação ao eliminar os produtos descartáveis de plástico de uso único em todas as lojas.
Estes produtos foram substituídos por outros recicláveis, fabricados com materiais sustentáveis, como por exemplo cana de açúcar, cartão e madeira. Para facilitar a reciclagem as embalagens contêm um pictograma que indica o contentor no qual os consumidores as devem depositar.
Fiel ao seu compromisso de dizer “Sim a continuar a cuidar do Planeta”, a mudança vai permitir à cadeia de supermercados poupar 3 mil toneladas de plástico anualmente, o equivalente a cerca de 120 camiões.
A Estratégia 6.25, que tem o triplo objetivo de até 2025 reduzir 25% do plástico, tornar todas as embalagens de plástico recicláveis e reciclar todos os resíduos de plástico gerados nas suas instalações, está a ser implementada através de 6 ações que envolvem mudanças em diferentes processos da empresa, desde redesenhar as embalagens do futuro em coordenação com os fornecedores, à adaptação das lojas e logística, e à gestão de resíduos.
A empresa começou a trabalhar na mesma em 2019, envolvendo todos os seus colaboradores da empresa no desafio de “Continuar a Cuidar do Planeta” e tornar os diversos processos da linha de montagem mais sustentáveis.