Mercedes-Benz Portugal anuncia estratégia rumo à neutralidade carbónica



A Mercedes-Benz Portugal realizou hoje uma conferência digital acerca da sua viagem rumo à sustentabilidade e à neutralidade carbónica. O evento contou com a participação do CEO da Mercedes-Benz Portugal, Holger Marquardt, do Diretor de Marketing e Comunicação, Jorge Aguiar, e com o conhecido embaixador da marca e surfista de ondas gigantes, Garrett McNamara.

“São tempos de mudanças aqueles que vivemos, mas ao mesmo tempo, apresentam-nos novas oportunidades. Para a Mercedes o termo sustentabilidade significa criar um valor duradouro para todos os grupos de stakeholders (…) Levamos em conta esta transformação ao nível estratégico e é importante dizer que não temos uma estratégia de sustentabilidade, mas sim estratégias de negócio sustentáveis. (…) Por isso, o nosso objetivo é de estabelecer a nova Mercedes-Benz para uma nova era: a nível de financiamento de sustentabilidade, neutra no nível de emissões e claro economicamente sustentável”, afirma Holger Marquardt.

O CEO anuncia assim o lançamento da Ambition 2039, uma estratégia com medidas a implementar em toda a cadeia de valor, assente em diferentes bases. Nos próximos anos, a Mercedes planeia oferecer vários produtos elétricos e variantes em todos os segmentos (até 2022), que os veículos elétricos correspondam a até 25% das vendas (até 2024), e que 50% das vendas sejam de veículos plug-in híbridos ou totalmente elétricos. Até 2022 a marca de automóveis planeia ainda que todas as fábricas funcionem com energia verde, através de painéis fotovoltaicos.

O objetivo final é que em 2039, daqui a 20 anos, a Mercedes tenha uma frota de veículos de passageiros neutra em carbono, com veículos plug-in híbridos ou totalmente elétricos, tornando-se uma marca totalmente neutra em emissões de dióxido de carbono (CO2).

“Todas as metas estão alinhadas com o Acordo de Paris”, garante o CEO da Mercedes-Benz Portugal.

Foram então definidas seis áreas estratégicas de ação para atingir as metas planeadas: Proteção do clima e qualidade do ar, Conservação de recursos, Cidades habitáveis, Segurança na mobilidade, Proteção de dados e Direitos humanos.

Em Portugal, a contribuição para esta meta está a ser feita, por exemplo, através do protejo HALO. Este corresponde à nova sede da empresa em Portugal, que foi totalmente renovada, e que através de várias mudanças quer a nível da digitalização, da promoção da responsabilidade ambiental entre os trabalhadores, e da instalação de painéis solares para aquecimento de água, de painéis fotovoltaicos para produção de energia, de novas unidades de tratamento do ar e de equipamentos de ar condicionado mais eficientes, permite fazer a diferença na empresa e no país. Além disso, as novas intalações vão permitir reduzir cerca de 60.6 toneladas de emissões de CO2 por ano.

No decorrer da serrão, é também anunciado o Mercedes-EQ Lounge na Nazaré, um espaço 100% sustentável e destinado não apenas a surfistas, mas também à comunidade, a clientes, fãs e simpatizantes da marca. A reciclagem e a reutilização estiveram presentes em todo processo de seleção de materiais necessários ao restauro do edifício e à sua decoração. Nas paredes e bancos de suporte, nas mesas, cadeiras e elementos que delimitam a área de jardim, nas portas, portadas e janelas no interior, tudo foi construído com recurso a materiais reciclados a partir da construção original, do princípio do século passado, ou provenientes da comunidade piscatória.

O novo espaço é um local de debate, de conversas e de experiências, onde são abordados temas como a proteção dos oceanos, a reutilização de baterias elétricas, a economia circular, a aposta na formação da comunidade para um desenvolvimento sustentável.

É sob o mote “A sustentabilidade e a mobilidade está consistentemente ancorada no nosso negócio”, que a Mercedes-Benz segue o seu percurso rumo ao futuro. A nova marca Mercedes-EQ, que aposta em veículos 100% elétricos, vendeu o seu primeiro modelo em 2019 e planeia nos próximos anos lançar muitos mais, como o EQA, o EQS e o EQE. Atualmente, a marca dispõe de 19 modelos com plug-in, e 49% das encomendas já realizadas correspondem a estes veículos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...